22 ▪ DEZ ▪ 2021

Sobremesas sofisticadas para impressionar nas festas de fim de ano

As festas de fim de ano são as mais esperadas, pois temos certeza de que serão repletas de comida boa. Os jantares e almoços de Natal e Ano Novo pedem sobremesas leves e geladas, pois no Brasil, acontecem em pleno verão.

Para manter a tradição gastronômica, o jeito então é preparar doces com toque de sofisticação e suavidade que a data requer. Para não errar, separamos alguns doces clássicos que vão impressionar nas festas de fim de ano:

Pavê

pavê de damasco
Foto: divulgação

O pavê é um clássico dos eventos de fim de ano, este de damasco e nozes é aquela sobremesa que já encanta à primeira vista. O doce de damasco harmoniza com a textura crocante das nozes, enquanto o creme branco integra tudo de uma forma deliciosa.

Você vai precisar de:
400 gramas de damasco
200 gramas de noz picada
1 pacote de biscoito champagne
120 ml de leite
180 ml de água
50 gramas xícara de açúcar mascavo

Para o creme branco:
 240 ml de leite
80 gramas de açúcar
2 colheres de sopa de amido de milho
2 gemas
1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de fazer:
Passo 1: coloque em uma panela o damasco cortado em pedaços, a água, o açúcar mascavo e leve ao fogo. Misture e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando, até o damasco ficar macio e a mistura espessar.

Passo 2: dissolva a maisena no leite e coloque na panela junto com o açúcar, as gemas e a essência. Fique mexendo até obter um creme espesso e suave, desligue e deixe esfriar.

Como montar: coloque em um refratário uma camada de creme, depois alguns biscoitos umedecidos no leite, polvilhe algumas nozes, adicione um pouco da calda de damasco e cubra com creme. Repita as camadas até chegar ao topo.

Pavlova

pavlova

Beleza, delicadeza, mistura de texturas e sabores em uma só sobremesa! A pavlova é um grande suspiro com recheio e cobertura. O doce recebeu esse nome como uma homenagem para a bailarina russa, Anna Pavlova, devido ao seu aspecto elegante.

Você vai precisar de:
6 claras
1/2 xícara de açúcar refinado
2 colheres de essência de baunilha

Recheio: 1 lata de creme de leite fresco
Cobertura: Frutas vermelhas

Modo de fazer:

Passo 1: preaqueça o forno a 180°C. Bata as claras e o sal na batedeira em velocidade média até formar picos, por cerca de uns 2 minutos. Aumente a velocidade para médio-alta e bata por mais 2 ou 3 minutos, até encorpar sem formar picos secos. Aos poucos, adicione o açúcar, sem parar de bater. Aumente a velocidade para alta e bata por mais 3 a 5 minutos.

Passo 2: Forre uma assadeira com papel manteiga e coloque o merengue no centro da assadeira. Leve ao forno a 180°C, por 1 hora. Desligue o forno, mas deixe o merengue repousar no forno por cerca de mais 1 hora.

Passo 3: Bata o creme de leite em ponto de chantilly e espalhe sobre o merengue.

Passo 4: Decore com os pedaços de frutas vermelhas da sua preferência. Sirva em temperatura ambiente.

Panna Cotta

panna cotta
Foto: divulgação

A Panna Cotta é o novo petit gateau. Linda, leve e amada por todos, essa sobremesa tem um preparo muito simples, basta algumas horas na geladeira e pronto!

Você vai precisar de:
250 ml creme de leite fresco
50 ml xícara de leite
2 folhas de gelatina incolor
1/2 colher de chá de essência de baunilha
50 gramas de açúcar

Para a calda:
500g de morango
200g de açúcar

Modo de fazer:

Passo 1: mergulhe a gelatina em duas colheres de sopa de água e reserve.

Passo 2: em uma panela pequena, misture o creme de leite, o leite, o açúcar e a baunilha. Leve ao fogo médio/baixo e cozinhe até o açúcar dissolver e sem deixar levantar fervura. Retire do fogo, deixe esfriar um pouquinho, retire toda a água da gelatina e junte ao creme. Dilua completamente a gelatina mexendo bem para incorporar.

Passo 3: coloque na forma de sua preferência e leve à geladeira por no mínimo 6 horas.

Passo 4: para fazer a calda leve o açúcar e os morangos picados ao fogo por 5 a 6 minutos até formar uma calda. Espere esfriar e espalhe sobre a panna cotta.

Agora pronto, é só escolher umas das opções e conquistar a todos.

Navegue.
Explore

E encontre o produto para o seu ambiente.

Assista ao vídeo