Uma questão de ângulo
Em pisos ou paredes, o formato hexagonal sai do óbvio e traz dinamismo às superfícies. As peças se encaixam perfeitamente; só não encaixam no lugar-comum

Enquanto a mente cartesiana ama as formas quadradas e retangulares, a natureza quase sempre prefere pensar, e desenhar, fora da caixa. Basta observar quão raros são os ângulos retos no portfólio dessa artista – claramente mais interessada na ousadia eficiente de círculos, meandros, espirais, fractais e, em grande medida, nos fascinantes padrões hexagonais.

Sim, hexágonos estão por toda parte, literalmente. Na estrutura das moléculas, em sistemas cristalinos, escamas de serpentes, olhos de insetos e cascos de tartarugas. São a solução geometricamente perfeita de duas singelas obras-primas da natureza: o favo de mel e o floco de neve.
Nas criações humanas, em especial na arquitetura, o formato frequentemente associado à colmeia também brilha. Nesta temporada, ele surge em porcelanatos que surpreendem e escapam do comum, enfatizando algumas das características primordiais dessa irreverente figura geométrica. São peças atemporais, mestres na arte da versatilidade, capazes de transformar qualquer espaço em algo a mais. Mais criativo, dinâmico e, sem dúvida, mais harmonioso.
Uma das estreias marcantes é a série Solos, que traz porcelanatos no formato hexagonal de 18×20,8cm inspirados na essência da terra, fonte de toda nutrição e riqueza material. A terra simboliza estrutura, sustento, fertilidade e abundância, mas também persistência e pé no chão, já que inevitavelmente só se colhe o que plantou.

Em Solos, encontramos Shell, Fendi, Argila, Cotto e Terracota, cinco cores que homenageiam uma ampla gama de matérias-primas naturais, a exemplo de conchas, rochas e o próprio barro em algumas de suas diferentes manifestações.
Cada tonalidade de Solos pode ser encontrada em duas variações, ambas com acabamento fosco (mate): enquanto a versão básica (Hex) tem o aspecto natural de materiais que vêm da terra, a Chevron exibe, em alto e bom relevo, uma irresistível releitura orgânica do clássico padrão espinha de peixe.
A graça é explorar as infinitas possibilidades de mesclas entre cores e texturas, criando paginações únicas. Obras-primas tão exclusivas como as frequentemente desenhadas pela natureza.

Solos pode ser usada em pisos residenciais e comerciais de tráfego médio a moderado, pisos internos molhados e paredes de áreas internas ou externas, inclusive de piscinas. Funciona para criar desde grandes painéis até detalhes, recortes, backsplashs, meias-paredes, voilà… o que a imaginação permitir!
Outra novidade no catálogo Decortiles, Kroma se apropria do brilho sofisticado e minimalista dos mais nobres metais e minerais para manifestar uma coleção de porcelanatos pensados para criar efeitos impressionantes em paredes residenciais e comerciais.

As peças hexagonais de 18×20,8cm estão disponíveis em cinco cores com um toque sedutor: Cobre, Desert, Ouro, Pérola e Prata. No nome de cada uma delas, vem primeiro a palavra “velvet” (veludo, em inglês), como no exemplo: “Kroma Hex Velvet Cobre MT”. E, sim, isso quer dizer que o acabamento, apesar de metálico, também consegue ser maravilhosamente aveludado.
Apesar de representarem ousadia e novidade, os padrões hexagonais não estrearam em paredes e pisos na estação passada.
Azulejos sextavados são um dos ornamentos arquitetônicos preferenciais das fabulosas mesquitas islâmicas pelo menos desde o século 13. No século 19, ladrilhos hexagonais de terracota eram moda por toda a Riviera Francesa. No início do século 20, foram os banheiros dos subúrbios norte-americanos que ganharam ladrilhos hexagonais, frequentemente formando padrões florais. No Brasil, pecinhas e padronagens parecidas foram bastante usadas nos anos 1950 e 1960, razão pela qual ainda fazem parte da memória afetiva de muita gente.

Hoje as colmeias estão supermodernas e tecnológicas, como em Sampa, série já consagrada de porcelanatos minimalistas e urbanos da Decortiles, que, nesta estação, ganhou o inédito formato hexagonal.
Disponíveis nos tons Off White, Fendi, Cinza e Cimento, as peças, perfeitas para quem opta pela discrição, medem 18×20,8cm, possuem acabamento mate e podem ser encontradas em versões para pisos e paredes dos mais diversos ambientes.