14 ▪ SET ▪ 2022

UM ESPAÇO GOURMET RESSIGNIFICADO POR GUSTAVO BARNABÉ

Gustavo Barnabé é o arquiteto à frente da G7 Arquitetura. Em sua bio, descobrimos que esse é um nome cheio de significados, surgiu da união da letra G, que representa a inicial de Gustavo com seu numeral 7.

A 7ª letra do alfabeto, dos 7 dias da semana, das 7 maravilhas do mundo, das 7 cores do arco-íris. Tudo voltado ao ciclo de uma vida que surge e se renova a cada 7 anos.

Com mais de 10 anos de atuação, o arquiteto conta que nasceu em meio ao mundo da cerâmica e desenvolveu muito cedo seu fascínio por cores e texturas. Desde adolescente encara a vida com autonomia e força, enxergando em cada situação a oportunidade de escrever uma história. Em seus projetos busca entender os sonhos de seus clientes e hoje compreende que esses sonhos também são os seus ao projetar um espaço.

Um desses sonhos realizados em conjunto foi o Espaço Gourmet da Revesth Acabamentos, a Loja Black de Brusque – SC. Confira todos os detalhes desse ambiente em uma entrevista exclusiva.

Florence 12 POL 162x324cm Basco 12 POL 162x324cm Projeto G7 Arquitetura Fotografia Kacio Lira

Qual foi a inspiração principal para esse projeto?

O que me inspira são as pessoas, seu estilo de vida e gostos. Busco colocar algo a mais em meus projetos, mas não marcá-los, quero que as pessoas olhem um projeto e pensem “será que foi o Gustavo quem fez?”. Quero realizar sonhos, provocar sensações e tornar os espaços pessoais e especiais para cada um, trazendo significados.

Qual foi o ponto de partida para a criação?

Conheci a loja em 2012 e viemos construindo uma relação de parceria. E quando a Fabi (sócia-proprietária) comentou sobre o projeto, perguntei: Qual será a essência da loja? Qual sensação vocês querem passar para as pessoas?

Nós gostaríamos que tivesse um ar convidativo, um quê a mais, e nossa proposta foi trabalhar o espaço gourmet ao lado da sala de estar, para que as pessoas desfrutem do espaço como se fosse algo único. Por isso, fizemos com que a sala fosse mais parte da cozinha do que a própria mesa de jantar. A mesa de jantar, se torna algo mais formal, diferente da sala de estar, que oferece algo mais despojado, podendo interagir com a cozinha.

A ideia foi a bancada desde o início?

Tinham duas coisas que eu queria muito fazer, uma era o bloco no fundo da loja, que era a caixa branca, mostrando a possibilidade da versatilidade do porcelanato na bancada e na parede, como se fosse um grande nicho e a outra era a bancada curva com os pés chanfrados. Foi bem desafiador, principalmente para o pessoal que executou, mas o resultado ficou incrível.

Florence 12 POL 162x324cm Basco 12 POL 162x324cm Projeto G7 Arquitetura Fotografia Kacio Lira

Qual a ideia principal do desenho da ilha?

Todo formato da cozinha explora os porcelanatos em grandes formatos para mostrar suas possibilidades. Executamos uma ideia de três blocos – uma base em triângulo – que representam três pessoas, os três sócios da Revesth. O porcelanato preto marmorizado, orgânico e sofisticado vem unindo as três peças de forma orgânica, fluída e sofisticada. A relação entre as pessoas gerou o desenho na cozinha, elementos que marcam e contam histórias.

O triângulo é o tripé, dessa forma se uma parte sair, a outra parte vai desequilibrar. Esse triângulo representa as três forças presentes na loja.

Qual foi o principal desafio ao projetar um espaço funcional dentro de uma loja?

O primeiro desafio foi tentar extrair o máximo das lastras e tentar trazer algo diferente e ousado, que pudesse de fato colocar para os profissionais e clientes todas as possibilidades que haviam ali.

Florence 12 POL 162x324cm Basco 12 POL 162x324cm Projeto G7 Arquitetura Fotografia Kacio Lira

Quando vê uma lastra, quais os potenciais vê na peça? Quais possibilidades gosta de explorar com os megaformatos?

Tenho uma paixão por lastras, depois de usá-las pela primeira vez, tento colocá-las em todos os meus projetos. O ambiente fica leve e limpo, pois é possível trazer o mesmo visual em bancadas, móveis, pisos e paredes.

Como é o seu processo de escolha das cores e materiais?

Não costumo ter um processo rígido, minha escolha é baseada em momentos, em energias e locais, é tudo fruto de pesquisa e envolvimento com clientes. Brinco que são mais meus amigos do que clientes, pois entro na vida das pessoas por envolvimento com o projeto, resultando em algo personalizado.

Florence 12 POL 162x324cm Basco 12 POL 162x324cm Projeto G7 Arquitetura Fotografia Kacio Lira

Como combinar revestimento de destaque com outros elementos no espaço, para que não tenha choque de atenções?

Esse é um cuidado muito grande que tenho, não gosto de muita informação. Meus projetos sempre possuem algo em destaque, uma cor, um revestimento ou móvel, gosto de colocar elementos que se sobressaem.

Não sou de misturar elementos, é preciso saber dosar o exagero e ter bom senso para tudo, de modo geral. Volto na questão do “cliente para cliente” e personalizo o projeto de acordo com seu estilo. Gosto de misturar elementos, madeira com pedra, com ferro e porcelanatos de texturas e cores diferentes, abusar de tonalidades diferentes como se fosse um degradê. Não sou muito ligado à padrão, prefiro ser lembrado pelos bons trabalhos que fiz do que por um padrão.

Florence 12 POL 162x324cm Basco 12 POL 162x324cm Projeto G7 Arquitetura Fotografia Kacio Lira

Acho que tendo a possibilidade de desenvolver um projeto legal, em que a pessoa esteja disposta a investir, não só financeiramente, apenas, mas principalmente nas ideias e pesquisas do arquiteto, quando nos permitem ousar e sonhar mais, o resultado é sempre incrível.

Navegue.
Explore

E encontre o produto para o seu ambiente.

Assista ao vídeo