Saiba como substituir a madeira natural em áreas externas ou molhadas

Porcelanatos cumprem a missão de levar o acolhimento e a beleza natural da madeira para os ambientes

Há tempos a madeira é uma das matérias-primas mais utilizadas para criar ambientes acolhedores e elegantes, que valorizam a natureza ao mesmo tempo em que oferecem um charme especial aos projetos arquitetônicos. Por isso mesmo, é bem comum o uso de madeira ou amadeirados em dormitórios, salas de estar, jantar, cozinhas e até mesmo em lavabos. Mas, como possui algumas restrições de uso, principalmente em áreas molhadas, uma das soluções adotadas atualmente por quem está construindo ou reformando é a substituição por porcelanatos que imitam madeira, já que esteticamente o resultado é muito similar e ainda há muito mais praticidade na hora da limpeza.

Os porcelanatos amadeirados da Decortiles, por exemplo, são desenvolvidos com a mais alta tecnologia de impressão 3D, por conta disso reproduzem fielmente diversas características das tábuas naturais, imitando até mesmo imperfeições, veios e nós. Além das peças estarem disponíveis em tonalidades que remetem às diferentes espécies de madeiras, elas têm faces variadas e podem ser paginadas em diversos estilos, como o formato escama de peixe, que deixa o ambiente extremamente dinâmico. 

“Fatores como a espécie da planta, local onde a árvore cresceu, o clima que ela enfrentou, o tanto de luz que ela recebeu, todas essas e muitas outras questões influenciam na aparência do revestimento de madeira natural. De maneira que a tonalidade do revestimento não será sempre igual e será impossível padronizar 100% das tábuas. Por isso mesmo, no processo produtivo dos porcelanatos de madeira, todas essas características são levadas em consideração e nós incluímos na fabricação até mesmo as imperfeições estéticas da madeira. Para que a aparência dos porcelanatos seja extremamente fiel a de uma ripa orginal. Além disso, nós oferecemos diversas faces de um mesmo modelo para que os ambientes possam ter autenticidade e beleza. Assim, garantimos peças muito originais, similares à madeira e que resultam em projetos incríveis”, explica Anderson Patrício Eziquiel, coordenador da Garantia de Qualidade da Decortiles.

bamboo light
Aqui, o revestimento Bamboo Light, da Decortiles, paginado no formato escama de peixe, confere a elegância da madeira e a praticidade que só o porcelanato tem quando o assunto é a limpeza de áreas molhadas (banheiros e área de serviço) e molháveis (cozinhas, sacadas e lavabos)

Os pisos que imitam tábuas são uma alternativa que cumpre a missão de incorporar a beleza e as sensações da peça orgânica. Os porcelanatos, por exemplo, podem ser aplicados em paredes, pisos e bancadas de banheiros, saunas e piscinas. Por apresentar inúmeras vantagens – como durabilidade, facilidade de manutenção e variedade de formatos e padrões –, são uma opção prática, elegante, econômica e que não corre o risco de sofrer danos com riscos, deformações e insetos.

A natureza como inspiração

As novas necessidades de proteção e conforto fazem de “Refúgio Fluente” o mote dos produtos apresentados pela Decortiles em 2021. A paleta de cores retrata processos e tons encontrados na natureza. Terra, argila, pedras, folhas secas e tudo que é genuíno, puro e essencial é celebrado nas novas coleções. Além disso, há referência aos troncos das árvores nativas e da vegetação brasileira, que inspiram os novos porcelanatos de madeira, que são capazes de deixar os ambientes residenciais e corporativos ainda mais aconchegantes e atemporais. Além disso, são perfeitos para áreas externas, pois harmonizam bem com áreas verdes.

bamboo dark
A natureza se faz presente na escolha de revestimentos que imitam madeira como o Bamboo Dark

O aconchego e a tradição da madeira encontram a resistência e a versatilidade dos porcelanatos Bamboo Dark, Bamboo Light, Atlântica Canela e Atlântica Âmbar – que são uma alternativa prática e consciente para a arquitetura contemporânea. Os revestimentos exploram toda a diversidade natural do material, que ganham novas possibilidades de aplicação, textura e composição com a tecnologia de impressão HD. As clássicas ripas 20x120cm são repensadas, surgindo nos formatos 9,5x120cm e 9,5x59cm, inspirados nos brises e tacos de madeira natural, elementos da arquitetura brasileira.