06 ▪ JAN ▪ 2022

Processo de criatividade: experiência de vida como inspiração

A vida na sua mais alta complexidade assim como a criatividade, podem ser antagônicas, quando não unidas. Afinal, como pode a rotina trazer criatividade?

mood

Mas, e se olhamos para a criatividade não apenas como algo pertencente à vida, mas a vida como fonte de inspiração? Seja viajando, cozinhando ou apenas sendo feliz, a vida é muito inspiradora.

Na viagem

Já parou para lembrar como nos sentimos em meio a uma viagem? Seja nacional ou internacional, viajar é sinônimo de se encontrar com o novo. Novas cores, novas arquiteturas, novos sabores e aromas. O que muda é o foco de onde decidimos olhar.

A viagem pode ter como objetivo o descanso, mas quem disse que a mente criativa descansa? Aproveite para liberar as ideias e criar mood boards de inspiração, sejam eles mentais ou fotográficos. Em uma viagem cada detalhe pode ser inspirador. 

Em meio ao caos

Quando um dia não está bom, algo dá errado, quando todos brigam, o que podemos criar para que tal situação seja resolvida? Somos feitos de soluções quando algo nos coloca em desconforto. O que mudaria, o que faria diferente?

A vida é feita de altos e baixos e quem disse que não dá pra criar quando se está no baixo? Grandes artistas e pintores, como Picasso e Frida Khalo em meio aos seus dias mais cinzas, criaram obras que até hoje impactam e levam a história para o mundo.

Olhar para o caos externo pode ser mais simples do que olhar para o caos interno. Mas se sabemos conviver e resolver o caos, porque não projetar com ele e para ele?

Apesar de tudo. Nunca se obrigue a ser produtivo em um mau dia. Somos seres humanos e vale sempre lembrar que o repouso e o silêncio também são partes essenciais de um bom processo criativo.

Quando algo falta

Quando na cozinha não tem um acessório para cozinhar, quando falta um ingrediente para fazer a comida, quando falta uma peça de roupa no armário para compor o look, quando falta um mobiliário em um cômodo, quando falta material para executar o projeto, o que fazemos? CRIAMOS e IMPROVISAMOS! É na percepção da ausência que nasce a mais inesperada criatividade.

Ao invés de se irritar e desistir, que tal anotar e questionar? De uma grande situação rotineira, às vezes intrigante e irritante, pode surgir uma grande solução projeto. 

Na alegria tem

Às vezes em um dia feliz, não queremos mais nada a não ser ser feliz! Mas e se pararmos para pensar, nas coisas que estão compondo essa felicidade?

Seja no processo emocional que envolve a escolha e interação com as coisas e pessoas, ou no formato, cor e texturas dos objetos ou ambientes, a nossa alegria pode estar totalmente relacionada a soluções que levam a felicidade.

E quer propósito melhor do que projetar para ser feliz?

A vida pode ser difícil às vezes, mas sempre nos trará opções. Cabe a nós decidir olhar com atenção e carinho para cada detalhe, emergindo nessas opções criativas e cheias de novas soluções para poder projetar criativamente. Dessa forma a vida em si, pode ser fonte inesgotável de inspiração.

Forte: Connectharch, o programa de relacionamento da Decortiles

Navegue.
Explore

E encontre o produto para o seu ambiente.

Assista ao vídeo