13 ▪ FEV ▪ 2019

Os 100 anos da Bauhaus

Na arquitetura e decoração a Bauhaus é muito mais do que um nome conhecido, é uma verdadeira inspiração desde a sua fundação em 1919.

Este ano uma das mais importantes escolas de design, artes e arquitetura do mundo, além de ser a primeira escola de design conhecida, completa um centenário marcado por uma verdadeira revolução nesse meio.

Fundada pelo arquiteto Walter Gropius na Alemanha, a instituição passou pelas cidades de Weimar, Dessau e Berlim, respectivamente, até ser fechada pelo regime nazista em 1933. Seus poucos anos de existência foram o suficiente para fazer história mudando paradigmas e implantando ideais de funcionalidade e beleza descomplicada.

fotos antigas bauhaus

O design moderno de formas e linhas simples que vemos hoje pode ser considerado parte da herança da Bauhaus. As criações da escola de vanguarda seguiam a máxima de que a “forma segue a função” apresentando produtos democráticos que pudessem ser industrializados e levados ao maior número possível de pessoas.

Entre as principais características dos prédios, móveis, utensílios domésticos, tapeçarias e design gráfico desenvolvidos na escola é possível destacar a junção de arte com o artesanato, a utilização de materiais como aço, vidro e madeira, a influência do construtivismo e a arquitetura ligada ao urbanismo.

produtos desenvolvidos na escola bauhaus

Ter suas portas fechadas no auge de suas atividades fez com que as ideias da Bauhaus permanecem vivas até hoje. Quando seus artistas exilados se espalharam para diversos lugares do mundo, levaram também ensinamentos e técnicas que continuam influenciando diversas áreas.

Os 100 anos de uma instituição artística tão à frente do seu tempo merece ser comemorado a altura. Durante todo o ano, haverão celebrações e eventos para marcar o aniversário dessa gigante fábrica de ideias.

Entre as participações atrações estarão a abertura de dois museus que apresentarão os maiores acervos da Bauhaus reunidos sob um mesmo teto. O Museu Bauhaus Weimar vai ser inaugurado no dia 6 de abril e abriga a maior coleção de objetos da escola, enquanto o Museu Bauhaus Dessau chega um pouco depois, no dia 8 de setembro, com foco na parte de aprendizados e processos trabalhados durante a permanência da escola na cidade.

Para saber mais sobre a programação do centenário da Bauhaus, acesse o site www.bauhaus100.de.

Navegue.
Explore

E encontre o produto para o seu ambiente.

Assista ao vídeo