London Design Festival 2023 em alta: otimismo, texturas e materiais repensados
Quando o design ganha uma via lúdica, inspiradora, ele arrebata um público mais amplo.

É assim que a London Design Festival retoma, após um hiato provocado pela pandemia e seu ano consequente não muito movimentado.
Nesta edição de 2023 da LDF, realizada em meados de setembro em Londres, Inglaterra, a feira importante no calendário mundial reabriu levando aos espaços públicos intervenções animadoras, em tom otimista.
Parece que o design tem um antídoto para responder às ameaças atuais que o mundo vive, e ele passa pela ludicidade, por espaços que nos injetam ânimo e levam a praças cores mais alegres.

Intervenções pela cidade

Pela cidade, se por um lado vimos instalações como Bringing Home to the Unknown, no Regent’s Park Pavilion, e Spirit of Place, de Simone Brewster, além de uma árvore pink em frente ao icônico museu Victoria & Albert, por outro houve a aposta em tradição.

Aura, dentro da Catedral de St Paul, misturava tempo, som e luz para criar uma instalação ao vivo que transforma os sons presentes na Catedral em uma linha de luz pulsante projetada em escala arquitetônica.

Com suporte da engenharia, a ‘Aura’ ouvia o som, as vozes e a música gerados na igreja e os materializava em uma aura espectral e tridimensional.
Dentro da LDF
Sem se guiar por fabricar tendências, como naturalmente designers fazem em Milão, na Itália, Londres se orienta por questões maiores, como a materialidade, refletidas em espaços como a Material Matters.

É onde vemos os rumos que os materiais estão seguindo, como o das texturas mais rústicas – caso da madeira e das tapeçarias apresentadas com impacto.

Há ainda uma leve alta em direção à natureza, com pedras, materiais naturais e outros repensados. O plástico e o jeans, que tanto fizeram mal ao mundo e são amplamente vistos em aterros sanitários, surgiram também como base para criações em clima divertido, com novos significados. Não é nada novo, mas que cada vez se afirma mais nos palcos do design – para manter os olhos abertos.

Inspirações maiores que tendências: histórias diversas

Em vez de indicar ao público a procurar por “tendências”, no entanto, o fundador Ben Evans aponta outros lados. “A London Design Festival é uma plataforma para centenas de histórias de design serem contadas. Cada uma fala com uma audiência faminta por ideias e pela qualidade e diversidade do que oferece. Isso confirma seu status no centro global de design.”