15 ▪ SET ▪ 2020

Live: o olhar de Lúcia Gurovitz na curadoria de projetos para publicação

Tudo que Lúcia Gurovitz queria fazer profissionalmente era trabalhar com cultura. Jornalista ainda no início da carreira, caiu na redação da Editora Abril, na editoria de design e arquitetura.

Com o passar do tempo, entendeu que existe cultura também nesse universo – a cultura material. Foi onde fez carreira até o fechamento da revista Casa Cláudia, em 2018.

A Decortiles recebeu Lúcia Gurovitz em uma live no perfil @decortiles nesta terça-feira (15), para compartilhar essas e outras experiências, especialmente, a curadoria de projetos para publicação. O olhar treinado para identificar e reconhecer projetos com potencial para a revista foi o que norteou o trabalho exercido durante tantos anos, após a promoção à editora da Casa Cláudia.

Com tanto tempo à frente de uma das mais importantes publicações de arquitetura e design, a jornalista acompanhou as principais transformações ocorridas no meio – a internet, provavelmente, a maior delas. Hoje em dia, as redes sociais ditam regras e tendências. Instagram, Pinterest e afins mudaram hábitos de consumo e transformaram a forma de divulgar e expor o trabalho. Mas, nem sempre foi assim.

As fotos de projetos chegavam nas redações impressas, reunidas em álbuns. Muitas vezes, era papel dos próprios editores apontarem os ajustes necessários para que as imagens pudessem emplacar numa próxima vez. Não havia tanta pressa, afinal, todo mês tinha revista. Com esse olhar apurado, Lúcia viu nascer e crescer muita gente boa, profissionais que conquistaram espaço e se tornaram referência na área.

Longe das publicações, hoje em dia atua como cocuradora do Design Weekend, o DW!, que em 2020 está exigindo ainda mais dos profissionais participantes. Com a pandemia é preciso resiliência, inovação e estratégias para driblar as dificuldades, enfrentar os desafios e ser parte da solução. Compromisso que Lúcia Gurovitz assumiu com tranquilidade e elegância.

Assista em @decortiles.

Navegue.
Explore

E encontre o produto para o seu ambiente.

Assista ao vídeo