07 ▪ JUN ▪ 2022

iSaloni realiza evento após dois anos sem presença de público

A convite da marca, três importantes escritórios de arquitetura fazem uma cobertura especial na capital mundial do design

A feira de design mais importante do mundo, a que apresenta as principais tendências do setor, prevendo o que será adaptado às casas nos próximos anos em mobiliário, vai acontecer, presencialmente e excepcionalmente, em junho. O iSaloni, Salão do Móvel de Milão, depois de dois anos sem receber pessoas por conta da pandemia, volta repleto de novidades e deseja, na sua 60ª edição, realizar um grande evento.

Por Jucelini Vilela

Em sua 60ª edição, a principal feira de mobiliário de design do planeta, o Salão do Móvel de Milão, acontece de 7 a 12 de junho na cidade de Milão, na Itália, e espera para essa edição voltar a receber presencialmente pessoas e profissionais de todo o mundo, como sempre aconteceu, segundo Maria Porro, presidente do Salão do Móvel em depoimento no site da feira. “A decisão de adiar o evento permitirá que expositores, visitantes, jornalistas e toda a comunidade internacional de móveis e design aproveitem ao máximo um evento que promete ser embalado com novidades, em total segurança.” Esse ano, a feira acontece excepcionalmente em junho por conta da pandemia de Covid-19 – anualmente é realizado no mês de abril.

Todos os 24 pavilhões da ‘Rho Fiera’ – local das grandes exposições e feiras da cidade de Milão e arredores –, estarão lotados, preenchendo os 200.000 m² de área de exposição com 2.000 expositores, 25% deles do exterior. Esta edição incluirá, ainda, sete exposições: o Salone Internazionale del Mobile, a International Furnishing Accessories Exhibition and Workplace 3.0, a bienal Euro Cucina (e seu evento colateral FTK – Technology For the Kitchen) e a International Bathroom Exhibition, S. Project e SaloneSatellite com seus 600 designers com menos de 35 anos, localizados este ano nos dois primeiros pavilhões pela primeira vez. Vale destacar que o SaloneSatellite, concebido em 1998 e com curadoria de Marva Griffin Wilshire, responsável pela estreia e lançamento bem-sucedido de vários jovens talentos do design italiano e internacional, é ao mesmo tempo um ‘launchpad’ para recém-formados e profissionais com menos de 35 anos, dando-lhes a oportunidade de expor seus projetos, e um ponto de referência para empresas à procura de futuros talentos, uma chance de ver novas ideias e abordagens originais de design para eles mesmos.

Com o tema sustentabilidade, o Salão espera servir “como uma vitrine para os avanços conquistados nesse sentido por criativos, designers e empresas”, pontua Maria. Na mesma direção, marcas como a Alpi que tem em seu DNA a “sustentabilidade como filosofia de design”, apresenta novas coleções, contando a capacidade única de uma empresa, segundo a própria marca, capaz de reinventar continuamente a madeira, expandindo os limites da pesquisa. Sob a curadoria do diretor de arte da marca, o mestre Piero Lissoni, as novidades surgem do anseio da empresa em propor novas superfícies decorativas em madeira, reproduzindo matérias-primas protegidas. Assim, e pela primeira vez no ‘Salone del Mobile’ na seção S-Project, Alpi lança a coleção Legacy que traz inspirações em uma seleção cuja espécie já está ameaçada ou em perigo de extinção, como ébano, mogno hoduras, jacarandá, entre outras.

Foto: Divulgação

Pensando em conforto aliado à elegância, outra gigante do design italiano, a Gervasoni, que faz história desde 1882, conta pela primeira vez com a colaboração de vários designers, de diferentes origens, para criar coleções que abranjam o universo do mobiliário indoor e outdoor. Sob curadoria, do igualmente mestre, Ferruccio Laviani, um dos grandes destaques para o Salão é a abertura de um espaço expositivo de mais de 700 metros quadrados. Localizado na via Spartaco, será possível conhecer, além do novo showroom, as coleções de móveis para áreas externas assinadas por Federica Biasi, Chiara Andreatti, Elena Sanguankeo, Gabriele e Oscar Buratti e Paola Navone, e novidades para áreas internas, criadas por nomes como David Lopez Quincoces, Federico Peri, Cristina Celestin e, novamente, Federica Biasi que traz um dos destaques com a coleção Hashi. Indoor, esse lançamento é composto por um sofá modular e cadeira de balanço e partem de um sistema com estrutura mínima e rígida que remetem a seu nome, os ‘pauzinhos’ (hashi em japonês), utensílios usados diariamente nas refeições nipônicas.

Foto: divulgação

A casa como espaço de convívio e moradia foi a pauta da Living Divani ao criar sua coleção. Segundo a marca, a ideia de casa enquanto um ambiente que deve ser harmonioso e contemplativo, onde se pode redescobrir o sentido do encontro e do convívio e ao mesmo tempo esculpir o próprio refúgio, abandonar-se ao pensamento, dedicar-se a si mesmo, inspirou as criações de Piero Lissoni, do estúdio Shibuleru e da dupla Junpei & IoriTamaki. Cores neutras, materiais selecionados e atenção aos detalhes se unem em memórias e sugestões, rejeitando esquemas pré-estabelecidos para oferecer soluções diferentes e personalizadas. O conforto deixa espaço para a funcionalidade, a estética enfatiza a versatilidade, a matéria combina e emerge em criações únicas onde os polos opostos de rigor e leveza se encontram. Assim é a mesa Aero D do estúdio Shibuleru na qual gestos minimalistas e discretos se expandem, sendo um arquétipo perfeito para o home-office.

Foto: divulgação

E, como não poderia faltar, brasileiros marcam presença no evento. A Nodus, especializada na confecção de tapetes, apresenta durante o FouriSalone, a coleção Hiatus do designer Gustavo Martini e Circus Black, dos aclamados Irmãos Campana, à frente do Estúdio Campana. Feitas na Índia, a série composta por três tapetes de Martini traz técnica manuais. “O projeto explora as fronteiras entre duas linguagens de design opostas, onde um é guiado pela precisão e racionalidade e o outro pelos materiais naturais e processo artesanal. Outro aspecto interessante para mim é que este tapete é uma ótima oportunidade para trabalhar pela primeira vez em um suporte bidimensional e também minha primeira experiência com tapetes. Desta forma, a pesquisa baseou-se em elementos essenciais que pudessem comunicar essa dualidade e também criar a sensação de volume e contraste que sempre procuro nas minhas peças”, conta Gustavo Martini.

Foto: divulgação

Já Circus Black é uma criação manual com base em cânhamo e bonecas de pano em algodão. “O novo tapete Circus Black para Nodus é mais um passo em nosso compromisso com representar nossa sociedade diversificada e elogiar todas as pessoas e sua herança.  Esta peça de edição limitada é uma extensão de um projeto que começou em 2002, quando nos associamos à Associação de Artesãos do Riacho Fundo, uma ONG no nordeste do Brasil que rendeu peças marcantes como a cadeira Paraíba. É nossa missão de longo prazo reconhecer as origens do trabalho que produzimos, os artesãos envolvidos e, também, o impacto que isso tem na cadeia econômica. Passados quase vinte anos e mais de dez anos depois que o tapete de Circus original foi revelado, estamos muito satisfeitos que a Nodus continue compartilhando nossa crença no poder da comunidade através do design”, celebram Fernando e Humberto Campana. As novidades dos brasileiros para a Nodus poderão ser vistas no claustro menor (Chiostro Minore) da igreja de São Simpliciano, na Piazza Paolo VI, no Brera Design District 20121.

Foto: divulgação

FuoriSalone

Além de conhecer os esperados lançamentos das ‘grifes’ de design que serão apresentados no iSaloni, não deixe de conhecer as marcas e andar pelas muitas ruas das regiões que abarcam o já mencionado FuoriSalone, o mais importante evento paralelo ao Salão do Móvel de Milão, que nasceu em 1990 pelas mãos de Gilda Bojardi, diretora da aclamada revista de arquitetura e design Interni. São diversos locais nos arredores da feira principal como Brera, Zona Tortona, entre outros. Reserve um tempo para contemplar as exposições e instalações que são apresentadas em todas as edições na Università degli Studi di Milano, no centro velho da cidade, um dos mais esperados, e visitados, no FuoriSalone.

Acompanhe também a cobertura do Salão do Móvel de Milão em nosso Instagram.

Navegue.
Explore

E encontre o produto para o seu ambiente.

Assista ao vídeo