20 ▪ FEV ▪ 2024

Espaço B: uma nova experiência de viver a cerâmica

Um dos maiores lugares do Brasil dedicado à cerâmica, é inaugurado no coração de São Paulo

O olho da rua vê, entre a elegante Avenida Brasil, caracterizada por sua arquitetura brutalista, um espaço dedicado a cerâmica. Não só é o maior palco cerâmico de São Paulo, como também respira arte em cada um dos milhares de tijolinhos à vista – que agora estão à mostra, na casa construída por volta da década de 40 e ressignificada para a atualidade. Anexado à Casa Brasil, o Espaço B é o novo local que surge no coração de uma das cidades mais envolventes do mundo.

Assinado pelo escritório de arquitetura FGMF, o projeto é rico em detalhes e cada um deles conta sua própria história. O painel de brise, realizado com o porcelanato recém lançado pelo escritório, por exemplo, é a porta de entrada que dá boas-vindas com seu conceito contemporâneo e modular. As largas aberturas das paredes reverenciam o sol e convidam a luz a entrar e realizar seu espetáculo em meio à superfície de revestimentos. Os tijolinhos à vista resgatam a memória de um passado recente, onde tudo era mais simples.

No desenvolvimento do Espaço B, o escritório FGMF se propôs a fugir do óbvio. A ideia foi criar um centro de exposições onde a arquitetura, a arte e o design são protagonistas. O complexo que abriga a marca Decortiles possui aproximadamente 2000m² para além de chão e paredes e que foi orquestrado de forma única – uma verdadeira declaração as expressões artísticas e as muitas possibilidades de criação.

“Esse foi um projeto bastante disruptivo. Conseguimos criar um espaço que fizesse sentido para a arquitetura atual e que de certa forma homenageasse a casa da década de 40, removendo suas alterações posteriores e deixando a casa em estado cru, sua versão original. Pensamos em um lugar flexível, ligado ao jardim e à Casa Brasil. Foi um grande desafio e um prazer fazer o Espaço B”, afirma Fernando Forte, arquiteto e sócio do escritório FGMF.

Em um contexto mais autêntico, o Espaço B também é um local destinado à uma arquitetura genuína e autoral. É a melodia de ideias marcantes e ousadas, no qual cocriadores convidados trazem suas versões para os revestimentos – com a bagagem que cada um tem, criando experiências que não se limitam às peças e aos ambientes em exposição, mas carregam sentimentos únicos e genuínos.

“Ver o Espaço B finalizado é muito gratificante. Do início ao fim do projeto fomos desafiados e, ao cumprir cada etapa com excelência, vimos que estamos no caminho certo. Somos hoje o maior showroom de revestimentos cerâmicos do país e, mais do que criar um espaço de exposições, queremos estar mais próximos das pessoas, protagonizar mudanças na forma de viver e ser palco para o design brasileiro, principal objetivo desse lugar”, comenta Clarice Mello, superintendente de Marketing.

O Espaço B é destinado a palestras, talks, encontros e ao compartilhamento de ideias. Que revisita a cerâmica com um novo olhar para a liberdade criativa, para o abraço do toque e para a emoção intrínseca que há dentro de cada um de nós.

“Nossa trajetória é sempre marcada pela inovação, pelo compartilhamento de ideias e pela oportunidade de nos conectarmos com profissionais renomados e apaixonados pela arquitetura e design. O Espaço B é a junção das quatro marcas e foi pensado para os clientes sejam atendidos da forma que merecem, com conforto, transparência e com proximidade – valores fundamentais para as marcas. É a materialização que sempre buscamos, levar uma nova experiência ao público, mergulhar nas tendências e permitir que as pessoas se aproximem ainda mais dos lançamentos e criações deste ano”, finaliza Rogério Longoni, diretor comercial.

Sobre o Espaço B:

Espaço B é um novo ambiente dedicado à cerâmica localizado na Av. Brasil, 526, em São Paulo. O espaço abriga as marcas ElianeDecortilesElizabeth Eliane Floor com uma experiência para além da arquitetura e do design. O local reúne cocriadores como Arthur CasasCité ArquiteturaFGMFAtelier Marko Brajovic e Carol Gay, que trazem suas criações surpreendentes e singulares.

Navegue.
Explore

E encontre o produto para o seu ambiente.

Assista ao vídeo