DECORTILES ESBANJA BRASILIDADE EM EXPOSIÇÃO DE NOVA YORK

Casa Brasil NY será realizada entre os dias 11 e 25 de maio, em plena efervescência do Soho, na cidade de Nova York

Com o objetivo de promover produtos brasileiros com alto design, qualidade, sustentabilidade e inovação, a mostra Casa Brasil Nova York 2022 será realizada entre os dias 11 e 25 de maio. O evento promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), acontece em paralelo à Contemporary Furniture Fair (ICFF) – maior plataforma da América do Norte para design de móveis contemporâneos.

A presença do botânico em ilustrações de flores e plantas faz do porcelanato artístico uma peça que vai além do revestir, mas decora com beleza e delicadeza.

A Decortiles irá participar apresentando o porcelanato artístico Patch Pólen, assinado por Calu Fontes. “Sempre me fascinaram os livros de catalogação botânica. Na escola desenhava com detalhes as vegetações, fungos, ecossistemas, microorganismos. Para a estampa das cerâmicas quis trazer esse aspecto de folha envelhecida. A cartela de cores e os desenhos são mais neutros. Ainda mais porque a coleção mistura peças lisas”, diz Calu Fontes. A designer retrata as seguintes espécies no revestimento: agulha-de-adão, falsa érica, erva doce, ranunculácea, jarrinha, olho de faisão, euphorbia e cáscara sagrada.

Produção: Debbieapsan Foto: Slaphotostudio

Sob o tema “Brasil in Natura, Terra Adentro”, a exposição tem como objetivo convidar os visitantes a mergulhar em uma atmosfera densa e rica como a de nossa cultura e florestas, repleta de elementos sensoriais que expandem o universo simbólico do Brasil para além de clichês. Em uma “Manifestação Ambiental” fazendo referência a outro momento importante da brasilidade, o Tropicalismo, trará uma experiência que revela um país capaz de crescer com sustentabilidade, valorizando sua diversidade, enquanto caminha para o futuro sem esquecer de seu rico passado.

Porcelanato artístico Patch Pólen AC, com 28x28cm

“O nosso recorte curatorial será tão diverso quanto o país que procuramos representar, trazendo o acolhimento da casa brasileira. Para tanto, a nossa seleção mostrará desde a importância da produção artesanal vernacular, símbolo de nossas raízes, à fabricação digital de startups inovadoras, marca do nosso futuro. A mostra passará por setores estratégicos da nossa economia, como as indústrias moveleira, de iluminação, revestimentos cerâmicos, rochas e de objetos de decoração, exemplos de nossa eclética produção”, diz a curadora Natasha Schlobach.

Produção: Debbieapsan Foto: Slaphotostudio

Com uma localização privilegiada no bairro do Soho, entre as ruas Broadway e Mercer – região com alto fluxo de visitantes e turistas – a Casa Brasil Nova York 2022 terá 65 empresas participantes e 142 peças em exposição. Totalizando 1500 m², distribuídos em dois pavimentos, a mostra contará com atividades diversas, como rodadas de negócios em parceria com entidades setoriais, eventos de relacionamento com compradores internacionais e ações de promoção da gastronomia brasileira.