14 ▪ JUN ▪ 2022

Salão de Milão pelos olhos da Decortiles

A convite da marca, três importantes escritórios de arquitetura fazem uma cobertura especial na capital mundial do design

salão do móvel de milão

A cidade de Milão se transforma no principal palco e trendsetter do mercado nesta época do ano. Considerada um termômetro para as principais tendências do setor, a Semana de Design de Milão aconteceu entre 7 e 12 de junho na metrópole italiana atraindo profissionais de arquitetura, decoração e design e também turistas, expositores e visitantes de todas as partes do mundo.

Foram inúmeros eventos, além, é claro, da maior feira do setor que chega em sua 60ª edição: o Salão o Móvel (@isaloniofficial). Visitantes das mais variadas localidades conferiram tudo que há de mais relevante no segmento da arquitetura, decoração e design no Salone e através de exposições e instalações Fuori Salone, que aconteceram paralelamente em diferentes pontos da cidade.

Para acompanhar as novidades e tendências do setor durante os seis dias de evento e fazer uma cobertura especial para o Instagram da marca, a Decortiles (@decortiles) convidou três importantes escritórios de arquitetura: Redecker (@redeckersperb.arquitetura), Greisse Panazzolo Arquitetura (@greissepanazzolo) e Studio Colgaghi (@studiocolnaghi).

Confira abaixo, em primeira mão, alguns insights selecionados pelas nossas curadoras convidadas e também acompanhe nossos conteúdos exclusivos salvo nos destaques do Instagram:

No estande da Tribù os móveis foram dispostos em meio à vegetação, criando um efeito de luz e sombra

No Salão do Móvel, estofados com tecidos muito confortáveis e robustos foram uma constante. Bases neutras, geralmente em tonalidades de bege, com muita textura, estavam presentes tanto em mobiliários como em pisos e revestimentos. No estande da Tribu, a luz natural entrava e, num efeito de sombra e luz, criava volume aos móveis e revestimentos em meio à vegetação.

Tons de azul e laranja se destacaram por todo o Salão do Móvel, inclusive no espaço apresentado pela Miniforms

Azuis e laranjas foram outra tendência vista em diversos estandes. No espaço reservado para a Miniforms, as cores apareceram marcantes nas bancadas, nas paredes e nos móveis. Em toda feira, entretanto, as tonalidades de azul foram de claro a escuro, passando pelo cobalto. E os tons alaranjados também surgiram diversificados, tanto nas marcas mais sofisticadas como nas mais descoladas.

Azul cobalto, tons de verde, laranja e lavanda se combinam sem pudor no ambiente da Sancal

Nos ambientes propostos pela Sancal, muitas cores se misturaram. Seguindo as tendências anunciadas pela WGSN, para 2023/24, o azul cobalto continuará sendo relevante. A natureza gráfica e audaciosa do Galactic Cobalt faz desta uma cor perfeita para as padronagens e estampas da temporada. Da mesma forma, o Digital Levender, que atrai pessoas em busca de saúde mental e espiritual.

Móveis e objetos em tons pastel se misturam às plantas na loja milanesa Mohd Officina

As atrações Fuori Salone, que ocorreram em diversos pontos da cidade, também foram destaque. Um deles foi a instalação Mohd in Bloom de Studiopepe, da loja Mohd Officina, que trouxe à tona a importância de tornar os centros urbanos mais verdes. Em meio à vegetação, móveis recriaram a atmosfera de um jardim que, graças ao jogo cenográfico dos espelhos, pareceram multiplicar-se. 


Numa verdadeira exibição cenográfica, a Moooi apresentou móveis, tapetes, papéis de paredes e luminárias.

Importante marca no cenário do design mundial, a Moooi apresentou a exposição multissensorial An Extraordinary Life. Numa espécie de interação entre o digital e o físico, deu as boas-vindas aos visitantes numa dança cenográfica de luminárias, que acompanhava o telespectador, soltando aroma. Móveis, tapetes e papéis de parede também marcaram presença com estampas fortes e texturas.  

Na instalação da Hermès, móveis, mantas e luminárias pintadas à mão dão evidência ao handmade e as cores.

Tradicional no mundo da moda e famosa por suas bolsas, a luxuosa marca francesa Hermès também transita no universo do design e da decoração. Este ano, diferente das propostas anteriores, apresentou suas peças em uma instalação que usou pilhas de papel apoiando móveis, mantas, louças, objetos em couro e luminárias pintada à mão. Tudo muito colorido e explorando a produção artesanal.    

Num jogo de luzes, de espelhos e de vitrais, a instalação do britânico Lee Broom leva a uma viagem sacra. 

Outra dica é visitar a mostra Divine Inspiration, do designer britânico Lee Broom, que trouxe referências de templos desde a antiguidade até os dias de hoje. Para comemorar os 15 anos da marca, a exposição apresentou seis novas linhas, somando 30 luminárias de vários materiais. Sempre ao som de músicas sacras, o visitante entra em contato com experiências que lembram do Panteon à vitrais de igrejas.

Acompanhe a cobertura completa nos destaquem em nosso Instagram.

Navegue.
Explore

E encontre o produto para o seu ambiente.

Assista ao vídeo