23 ▪ JUN ▪ 2022

Criatividade para materializar espaços à beira da realidade

Criatividade atrelada com soluções alternativas abre caminho para a felicidade humana.

criatividade

Ser autêntico e contrapor o naturalismo radical e o aspecto sóbrio e minimalista das duas macroprevisões anteriores: aqui a palavra de ordem é a originalidade. Uma visão mais tecnológica e imaginária do mundo, onde podemos idealizar novas realidades e criar espaços que brincam com uma infinidade de cores, combinações e formas. Uma resposta bem-humorada às restrições e caos dos últimos anos.

trend

Na última parte das macroprevisões para 2023/24, uma celebração à alegria de viver e uma sensação otimista do futuro abrem caminho para o movimento Exuberância Imaginada.

Exuberância Imaginada

A criatividade é um dos principais drivers para as transformações e desafios do futuro, quando soluções alternativas serão necessárias para criarmos uma sociedade mais feliz e tolerante. A inspiração em universos paralelos como o metaverso e a exploração espacial abrem caminho para novas combinações e estilos.

A exuberância surge com uma nova linguagem, e não necessariamente está relacionada ao maximalismo ou excesso de informação. Aqui ela ganha um frescor contemporâneo com formas, cores e texturas que contam histórias e carregam memórias, energias e sentimentos que deixam uma herança para as gerações futuras.

Contrastes inesperados, mármores exóticos, texturas naturais e tecnológicas, e um colorido equilibrado com tons luminosos e vibrantes, deixam os projetos e ambientes mais expressivos e espontâneos. Novamente passado e futuro se encontram em uma mistura de referências históricas com ficção científica. A tecnologia se torna mais humana e sensorial, aproximando as pessoas ao invés de distanciá-las, criando um senso de conexão real com espaços e produtos.

Cores raras

A cor tem protagonismo na macroprevisão Exuberância Imaginada. Ela atualiza os clássicos, desperta os sentidos e tem poderes curativos e terapêuticos. Sólida ou aplicada através das texturas e grafismos, pode surgir também com materiais naturais exóticos como a pedra e o mármore.

Nas coleções 2022, a cor aparece pontualmente em pequenos formatos, contrapondo com uma proposta extremamente neutra e essencialista dos porcelanatos e azulejos de grandes formatos. A ideia é que o plano de fundo criado pelos revestimentos abrace uma decoração mais colorida e alegre, com peças autorais ou trabalhos artesanais. A coleção Color Mind, ganha tonalidades vibrantes e luminosas no formato 7x25cm com acabamento brilhante.

Color mind lemon
Produto: Color Mind Lemon BR 7,5x15cm
Foto: @slaphotostudio
Produção: @debbieapsan

Os visual dos mármores exóticos e ornamentais na superfície dos porcelanatos, também são uma ótima ferramenta para levar cor para os projetos, preservando o estilo naturalista do design e arquitetura atuais.

onix azul
Produto: Ônix Azul 59×118,2cm
Projeto: @camioliveirainteriores
Foto: @yuripanichifotografia

Surrealismo contemporâneo

As barreiras entre os mundos físico e digital estão cada vez mais desfocadas, nos permitindo viajar entre real e imaginário. Trabalhos manuais ganham contornos e aspecto de animação e computação gráfica, resultando em uma estética ainda mais exclusiva e autoral.

Nas coleções Decortiles 2022, esse movimento aparece em produtos como Artesan Trama, com inspiração em tramas e grafismos feitos à mão, retrabalhados graficamente com aplicações especiais artísticas que evidenciam os detalhes das superfícies dos revestimentos.

trama cobalto
Produto: Trama Cobalto 60x60cm
Foto: @slaphotostudio
Produção: @debbieapsan

Traços exuberantes

Os grafismos e padronagens recebem cores e acabamentos inesperados, se transformando em elementos de autoexpressão e exercitando a criatividade. O patchwork dá espaço para estampas mais uniformes e modulares, possibilitando a construção de novos padrões e grafismos personalizados. Para os adeptos do movimento da mistura de estampas, que ditou as coleções e acessórios dos últimos anos, a mescla de vários produtos com padrões diferentes é uma alternativa descontraída e ousada.

Na coleção Bruma, novidade da Decortiles para 2022, a inspiração vem da arte contemporânea do Instituto Inhotim, em Brumadinho, nas Minas Gerais. Grafismos naturalistas estilizados e geometrias simétricas ou não, recebem cores vibrantes e divertidas, da mesma cartela de Color Mind, que permite uma composição entre formatos e coleções diferentes, ampliando ainda mais as possibilidade de uso.

satelite vermelho
Produto: Satélite Vermelho BR 15,5×15,5cm
Foto: @slaphotostudio
Produção: @debbieapsan

Luxo futurista

O visual luxuoso e futurista criado pelos metais, principalmente espelhados e texturizados, tem papel fundamental na macroprevisão Exuberância Imaginada. Com inspiração espacial e extraterrestre, o cobre, o alumínio e o aço inoxidável com acabamento espelhado trazem elegância e novas narrativas para os projetos.

Os metais possuem funções que vão muito além da estética: o cobre, por exemplo, tem propriedades antibacterianas, desempenhando papel importante na vida de consumidores que buscam conforto e uma vida mais saudável.

As peças artísticas, com acabamentos metalizados especiais, preservam o vanguardismo e levam para o mercado produtos exclusivos produzidos com técnicas que misturam o feito à mão e o industrial. Azulejos com pequenos formatos, como 29x29cm e o delicado 7,5x15cm, suavizam a força dos metais, deixando as paredes mais suaves e sofisticadas.

tintoretto dark
Produto: TIntoretto Dark AC 29x29cm
Foto: @slaphotostudio
Produção: @debbieapsan
fenice ouro
Produto: Fenice Ouro AC 7,5x15cm
Foto: @slaphotostudio
Produção: @debbieapsan

Este é um conteúdo produzido para o Connectarch, o programa de relacionamento da Decortiles.

Navegue.
Explore

E encontre o produto para o seu ambiente.

Assista ao vídeo