22 ▪ SET ▪ 2020

Criatividade e ousadia: 5 tipos de paginação que vão transformar qualquer ambiente

A personalização dos espaços é uma tendência crescente na arquitetura e design de interiores.

Paginação Horizontal

Afinal, ter um espaço único e que reflete a personalidade do morador traz exclusividade e agrega valor aos projetos. Para isso, criatividade e ousadia são palavras-chave na hora de escolher os revestimentos cerâmicos e planejar a forma de aplicá-los. Afinal, uma boa paginação é capaz de transformar um ambiente.

Além dos efeitos estéticos, o planejamento da paginação é responsável também por evitar desperdícios na hora da instalação. Ela também determina por onde se deve começar a aplicação dos revestimentos e que direção eles irão seguir, para garantir um acabamento perfeito.

Pensando nisso, separamos 5 tipos de paginação que vão transformar qualquer ambiente:

1. Horizontal

Paginação horizontal
Produto: Color Mind Vanilla Br 7x25cm

A paginação horizontal e alinhada confere sensação de amplitude continuidade. É ideal para projetos que prezam pela simetria. Podem ser feitas com peças retangulares e também quadradas, inclusive de grandes formatos. Esse é o tipo de paginação mais comum, por isso, a dica é escolher um revestimento diferenciado para conferir originalidade.

2. Vertical

Paginação Horizontal
Projeto: @entringer.rossetto.arquitetura
Produto: Color Mind Rose Gold Br 7×25

A paginação vertical é feita com peças retangulares aplicadas alinhadas. Essa disposição confere sensação de que o pé direito é mais alto, quando aplicada na parede e apresenta um visual longilíneo quando aplicada no chão.

3. Transpassada

Paginação com transpasse

Produto: Beatles Black Br 10x20cm
Projeto: JA Arquitetura
Foto: Ives Padilha

A paginação transpassada resgata o movimento retrô dos azulejos de metrô e confere um charme à parte aos ambientes. Esse tipo de paginação pode ser padrão – quando todas as peças possuem a mesma orientação e distanciamento, ou ainda, aleatória – com diferentes distanciamentos entre uma peça e outra.

4. Espinha de peixe

Paginação espinha de peixeProduto: Color Mind Acqua 7x25cm

A espinha de peixe é a preferida do momento. Esse tipo de paginação transmite modernidade e um ar lúdico aos espaços. Deve ser feita com peças retangulares e pode ser aplicada no chão e na parede, atraindo todos os olhares para si. Pode ser explorada com peças monocromáticas ou ainda misturando diferentes tons.

5. Única

PaginaçãoProduto: Beatles Branco 10x20cm
Projeto: @eniesse_arquitetura

A imaginação não tem limites quando o assunto é personalizar. Nesse tipo de paginação, a escolha foi unir peças retangulares de dois em dois, formando bloquinhos que vão em diferentes dimensões. Essa opção reforça que, além das inúmeras opções preexistentes de paginações, é possível criar ainda um estilo único e original.

Mãos à obra!

Em ambientes pequenos a paginação planejada contribui com o aproveitamento do material e em espaços amplos é possível explorar paginações mais elaboradas. Inspire-se com essas ideias e deixa a criatividade a solta na hora de montar uma paginação.

Navegue.
Explore

E encontre o produto para o seu ambiente.

Assista ao vídeo