11 ▪ ABR ▪ 2024

Contrastes na arquitetura: Tecnológico e Biofílico

Em um olhar atento ao relatório Lar e Lifestyles 2025 da WGSN, é possível extrair informações interessantes sobre os contrastes relacionados à tecnologia e a arquitetura.

Na verdade, fica claro que estes conceitos são convergentes, ou seja, eles podem se complementar na construção de um ambiente urbano, natural e harmônico.

Um dos insights traz informações sobre as mudanças e desejos dos consumidores, como o fato de 64% das pessoas buscarem produtos que se relacionam com o bem-estar do planeta e do meio ambiente.

Produto: Black Marmo Pol 120x240cm

Ainda nesse sentido, o relatório compreende todas as preocupações das pessoas ao buscar quais produtos serão consumidos, em diversas áreas, desde a casa, aos espaços de trabalho, lazer e exercícios, por exemplo.

Produto: Atins Fendi AC 90x90cm | Foto: Taito Estudio | Produção: Debbie Apsan

Conhecendo como a tecnologia se faz presente em diversas formas dentro dos projetos arquitetônicos, os lançamentos da Decortiles trazem um apelo que permeia entre o tecnológico e natural. Os porcelanatos das séries Atins e Botânica, por exemplo, trazem design inovador e sobriedade para os projetos mais exigentes.  

Já Botânica, apresenta-se como um porcelanato amadeirado que se harmoniza diretamente em uma arquitetura mais ligada à natureza, plantas e jardins.

Embora as cores cinzas e os tons frios dominem o imaginário quando falamos sobre o avanço tecnológico dentro da arquitetura, essas tonalidades abrem espaço para que os detalhes coloridos se destaquem, principalmente, com as novidades propostas pela biofilia.

Produto: Eco Cinza Nat 90x90cm

Outro porcelanato tecnológico e biofílico é Eco Cinza. A série alia tecnologia e beleza, sendo produzida com até 70% de matéria-prima reciclada do próprio processo de produção das peças. O detalhe da composição do Eco Cinza ou de suas características trazem à tona o desejo das pessoas buscarem por alternativas arquitetônicas mais conscientes, seguras e sustentáveis.

Produtos: Black Marmo AC 120x120cm e Sampa Cinza AC 120x120cm | Projeto: @nandoarquitetura | Foto: Lio Simas

Os contrastes entre tecnologia e biofilia se traduzem sob uma perspectiva visual e estética com o acréscimo de tonalidades, texturas e formas que garantem funcionalidade e beleza para os ambientes.

Navegue.
Explore

E encontre o produto para o seu ambiente.

Assista ao vídeo