04 ▪ AGO ▪ 2020

Como Nascem as Coleções de Revestimentos?

Você já se perguntou: Como nascem as coleções de revestimentos?

Em um mundo globalizado, com informações e tendências que surgem a todo tempo, acaba-se por não notar como tudo que chega até nós é minuciosamente estudado e pensado para que a gente receba com satisfação e desejo cada uma das novidades.

Tudo que vemos nas vitrines e nas ruas são fruto de memórias, vivências, experiências. Fruto de muito estudo e criatividade. O nascimento de uma coleção, por exemplo, é repleto de passos estratégicos que analisam desde o comportamento humano, passando por momentos especiais dentro de cada marca até aquilo que a natureza pode nos ensinar através da biomimética. Como no caso da Decortiles, que trouxe em 2020 uma coleção com o tema Oásis Particular, explorando a brasilidade e os elementos naturais.

eliane-onix-azul-pol-59x118cm_perola-pol-90x90cm

Você deve se perguntar: por onde tudo começa? Como surgem os lançamentos? Os nomes? As coleções? Quais são os processos entre criação, execução até a descoberta do produto que chega às lojas? Empresas como a WGSN (Worth Global Style Network) realizam estudos e traçam previsões de tendências para o futuro. Tudo isso baseado nas novas formas de consumo, nos novos conceitos do viver e morar. Naquilo que as novas gerações buscam para o amanhã.

Segundo Renato Pasini, designer de produto da Decortiles, através desses estudos ligados às macrotendências mundiais começam a surgir as cores, texturas e formas. “É a partir dessas macrotendências que surge um grande embasamento de como serão as tendências para os próximos anos e a partir dessas fontes vamos nos antecipando e trazendo novidades para nossos produtos”, completa. “Assim começa uma grande viagem entre os quatro principais processos criativos dentro de uma coleção, definidos como imersão, ideação, prototipação e entrega”, diz Stefaine Pereira, designer de produtos da Decortiles, que resumiu abaixo essas etapas:

  • Imersão ou descoberta: pesquisa e observação são a base dessa etapa. É dessa forma que a equipe identifica o comportamento dos consumidores e futuras oportunidades. Nessa etapa também são feitas explorações de campo e de mercado, além do aprofundamento nos materiais de tendências, para que assim se chegue nos direcionamentos criativos e estratégicos para a marca;
  • Ideação ou definição:é quando as ideias começam a ser filtradas e a equipe percebe quais informações e insights da fase anterior devem ser priorizados. A partir daí são desenvolvidos os primeiros esboços, com estudos de viabilidade e impacto. Com essas informações é que é gerado o maior número de ideias possíveis. Tendo isso em mãos, é realizada uma seleção do que mais se enquadra na temática escolhi;
  • Prototipação ou desenvolvimento:é hora de as ideias saírem do papel e se tornarem realidade! Os protótipos são testados e refinados. A partir deles, as ideias são reavaliadas e os projetos escolhidos seguem para a última fase. Nesse momento ocorre ajuste de cor, alcançando a tonalidade escolhida, arremates de acabamentos e vai para a validação técnica, que é quando se realiza o teste em escala maior;

 

  • Entrega: é quando o produto é finalizado e, finalmente, lançado no mercado, após ser validado nas etapas anteriores. Agora ele parte para ensaios e caracterizações técnicas seguindo as normas estabelecidas pela ABNT e pelo exigente mercado de revestimentos.

Parece simples, mas cada etapa dessa envolve dezenas de profissionais que vão desde as áreas criativas até as áreas técnicas, comerciais e de marketing. É isso que tem caracterizado o sucesso das últimas coleções: um grande trabalho em equipe. Todos os anos o mercado de revestimentos apresenta suas carências e com isso as marcas também buscam as soluções, seja em cores, tamanhos ou texturas. Os desenhos são definidos em parceria com os maiores estúdios italianos de design, que priorizam a qualidade das imagens para impressão em alta definição (HD) nas fábricas.

Além disso, a marca Decortiles, contam com coleções assinadas por renomados designers e grandes profissionais do setor. Nos últimos anos, nomes como os Irmãos Campana e o paisagista Alex Hanazaki desenharam coleções como a Órbita e AGA, respectivamente.

decortiles-orbita02-59x59cm_orbita03-59x59cm_orbita04-59x59cm-amb01

Orbita 2 59x59cm . Orbita 3 59x59cm . orbita 4 59x59cm

Já em 2020 os destaques foram para as coleções assinadas pela artista plástica Calu Fontes.. “Essas coleções nascem da ideia de interação entre as nossas marcas e a arte ou desenho desses profissionais, enriquecendo ainda mais o nosso portfólio”, diz Eduardo Boselo, coordenador de design da Decortiles. Muitas vezes, o conhecimento deles em outros setores pode trazer uma inovação em termos de traços, materiais, cores ou linhas, além, é claro, de suas marcas registradas.

A artista plástica Calu Fontes já assinou diversas vezes para a Decortiles e a cada ano a expectativa em torno de seus desenhos aumenta. E ela sempre surpreende! Para a artista, o processo criativo se dá após uma grande imersão no universo temático e, em seu ateliê, ela vai criando inúmeras possibilidades. Em 2020 foram cinco criações e dezenas de revestimentos criados:

  • Coleção Pólen: com gravuras da biodiversidade brasileira, o porcelanato artístico Pólen traz delicados traços que atualizam o conceito floral, deixando as estampas mais universais e menos femininas. Sobre a base de porcelanato com impressão digital HD, que reproduz as texturas dos papéis já envelhecidos pelo tempo, decorações artísticas especiais trazem diversas espécies da flora brasileira para as paredes;

polen

Patch Pólen 28x28cm

Coleção Shou: equilibrar tradição e modernidade é uma premissa da cultura japonesa. Do design à arquitetura, da moda à gastronomia, passado e presente convivem em harmonia e ajudam a explicar uma evolução estética ao mesmo tempo consistente e inovadora. Uma das técnicas desse movimento, o shousugiban é milenar e é usado para proteger a madeira da umidade e insetos. Sua carbonização, que a deixa escurecida, inspira a coleção Shou, que ganha grafismos japoneses típicos como arabescos e aves;

shou

Patch Shou 28x28cm

Coleção Concretismo: a estética artesanal com raízes na azulejaria, essência dos trabalhos da artista Calu Fontes, ganha toques modernistas e com materiais alternativos como o cimento e o concreto. Com linhas mais puras e minimalistas, a coleção tem traços orientais com aplicações douradas e menos coloridas. É composta pelos porcelanatos Raios e Tríade.Os efeitos geométricos da reflexão da luz solar sobre a superfície do concreto inspiram o porcelanato Raios. Com versões pigmentadas que decoram a base com um sutil desenho de cimento feito com impressão digital HD, o porcelanato ganha novas possibilidades, tornando-se protagonista nos projetos de interiores. Já Tríade explora as composições geométricas do movimento brutalista, em que a estética do concreto se mistura ao colorido de materiais contemporâneos como o acrílico, o vidro e os metais. O novo formato de porcelanato artístico 28x58cm traz novas possibilidades de textura, onde as aplicações artesanais são feitas sobre uma base com impressão HD, mesclando técnicas artísticas com tecnológicas.

raiosRaios Ouro 28x28cm

Coleção Elipse: tem inspiração nas clássicas formas arquitetônicas em arco usadas desde a antiguidade em monumentos gregos e romanos. No azulejo artístico, curvas e elipses se cruzam em uma harmoniosa composição cromática. A modernidade das cores, com inspiração natural de verdes, azuis e terrosos, contrasta com a sobriedade do preto, criando um mix de eras e um novo estilo decorativo.

elipseElipse Verde . Coral . Carbono . Bege . Preto . Azul AC 32,5x59cm

Coleção Celeste: a coleção Celeste traz todo o misticismo e espiritualidade das estrelas e constelações para a superfície dos azulejos Decortiles. A azulejaria marroquina da coleção Marrakesh, serve de pano de fundo para receber as estrelas douradas da artista Calu Fontes. Um brilho delicado e radiante que permite belas composições para ambientes ousados que inspiram proteção e boas energias.

celeste

Patch Celeste Azul BR 15x15cm

 Para o gerente de Marketing da Decortiles Siegfried Wagner Jorge, a parceria reflete a busca da empresa em imprimir cada vez mais em seus produtos um DNA do design brasileiro de alta qualidade e valor agregado.

Após todos os processos, uma curadoria interna define tudo aquilo que entrará no catálogo de lançamentos da marca. Todo estudo e criação também se reflete no valor agregado que cada peça possui. E isso deve ser levado em conta no momento em que o profissional da arquitetura especificar e também do cliente final entender que, muitas vezes, há um conceito por trás de cada revestimento escolhido, indo além da qualidade ou custo.

Cada produto possui uma história, uma trajetória diferente. Alguns são executados em pouco tempo, outros levam anos para deixar o papel e integrar os projetos mundo afora. Às vezes dependem de tecnologias que ainda estão sendo desenvolvidas, matérias-primas diferenciadas ou um estudo mais prolongado para que seja produzido com excelência. Antes de chegarem às lojas, as peças ainda passam por inúmeros testes técnicos para que desembarquem no mercado de forma perfeita, trazendo satisfação para os clientes.

Agora que você já sabe como nasce uma coleção, confira os principais lançamentos de revestimentos em 2020 e inspire-se!

decortiles-nero-antico-pol-160x320cm_city-zen-preto-80x80cm

Nero Antico Pol 160x320cm, City Zen Petróleo 80x80cm

decortiles-mais-revestimentos-elipse-azul-ac-32,5x59cm_elipse-bege-ac-32,5x59cm-02

Mais Revestimentos . Elipse Bege AC 32,5×59Elipse Azul AC 32,5×59Elipse Verde AC 32,5×59

decortiles-patch-shou-28x28cm_absolut-cimento-ac-120x120cm (1)

Patch Shou 28x28cm . Absolut Cimento AC 120x120cm

decortiles-raios-ouro-ac-29x29cm-amb01 (1)

Raios Ouro AC 28x28cm

decortiles-statuario-pol-120x320cm_opera-1-preto-ac-60x60cm (2)

Statuario Pol 120x320cm . Opera 1 Preto AC 60x60cm

decortiles-patch-polen-28x28cm_absolut-prosecco-90x90cm

Patch Polen 28x28cm, Absolut Prosecco 90x90cm

Navegue.
Explore

E encontre o produto para o seu ambiente.

Assista ao vídeo