21 ▪ JUN ▪ 2022

CAIU UMA GOTA AZUL AQUI!

A ousadia saturada do azul cobalto vem de longa data, e revive hoje no mundo digital.

azul cobalto

Conheça Artesan, o porcelanato artístico que é objeto de arte na cor que é tendência: azul cobalto.  

Adorado por artistas ao longo dos tempos, o azul cobalto evoca mistério e opulência. O pigmento foi produzido no século XIX como alternativa ao azul ultramarino, que era o mais tradicional e apreciado da época. Entretanto, feito a partir do lápis-lazúli, uma pedra semipreciosa originária do Afeganistão, o azul ultramarino era escasso e dispendioso. O que deixava os artistas sem opções, já que os outros azuis disponíveis – o smalt e o azurite – eram pouco vivos ou com um toque de verde, respectivamente.

Acreditando ser necessário um novo azul, o estadista francês Jean-Antoine Chaptal encomendou ao químico de renome Louis-Jacques Thénard que desenvolvesse um substituto sintético para o azul ultramarino. Inspirado nos esmaltes azuis da porcelana de Sèvres, feitos a partir de sais que continham cobalto, Thénard experimentou uma mistura do elemento químico e alumina. O resultado foi um azul puro e brilhante, que secava rapidamente e podia ser facilmente combinado com outras cores.

porcelanato azul cobalto
Porcelanato artístico Artesan Trama Cobalto brilhante. 60x60cm.
Foto: S.L.A. Photo Studio 

A nova descoberta teve um grande impacto entre os artistas da época que adotaram o pigmento imediatamente em pinturas impressionistas e pós-impressionistas, como obras de Renoir, Monet, Sisley e Cézanne. Atualmente, ainda mais elétrico, deriva do mundo digital e funciona no universo físico em uma variedade de materiais. Enquanto a textura absorve luz para realçar a qualidade fosca inerente da cor, sua profundidade permanece envolvente em superfícies lisas.

Na coleção 2022, da Decortiles, essa tonalidade de azul surge com técnicas especiais sobre a azulejaria e porcelanatos com efeitos artesanais reativos, mostrando toda a versatilidade das técnicas cerâmicas. O azul elétrico traz seu apelo atraente para o mundo físico por meio de uma ousadia saturada. As técnicas artesanais de produção cerâmica inspiram a coleção Artesan, que enaltece a matéria e transforma revestimentos e objetos em arte.

Com efeitos especiais aplicados sobre a superfície do porcelanato artístico, Artesan revela uma nova beleza em padrões geométricos e florais no formato 60x60cm. Efeitos reativos e vitrificados, muito comuns na cerâmica utilitária e ornamental, são reproduzidos sobre o porcelanato com materiais queimados em diferentes temperaturas, resultando em visuais que celebram a imperfeição e a essência das superfícies.

porcelanato azul cobalto
Porcelanato artístico Artesan Tecela Cobalto brilhante. 60x60cm.
Foto: S.L.A. Photo Studio 

Navegue.
Explore

E encontre o produto para o seu ambiente.

Assista ao vídeo