15 ▪ MAR ▪ 2024

Biomimética: a ciência por trás da coleção Biomas

Um dos temas mais importantes abordados na coleção Biomas, cocriação entre Decortiles e o Atelier Marko Brajovic, é a relação do ser humano com a natureza.

Para ampliar o conhecimento, o arquiteto Marko Brajovic contou com a parceria da bióloga e biomimética, Alessandra Araújo, fundadora da bio-inspirations e designer de inovação em segmentos corporativos, que elaborou uma pesquisa sobre as complexidades existentes na diversidade brasileira. 

Foto divulgação: Alessandra Araújo

O estudo abrangeu temas como: bem-estar, saúde, cidades, geologia e sentimentos, com resultados que tentam compreender as interações humanas com “as peles do Brasil”, terno usado para se referir aos biomas. Para você entender melhor o desenvolvimento criativo da coleção, entrevistamos a bióloga, que explica os bastidores por trás dos produtos. 

1 – O que é biomimética? 

Produtos: Amb Pampas Aurora Nat 90x90cm 55,4×55,4cm 21x21cm 13,3x21cm | Amb Pampas Mate e Capim NAT 90x90cm | Foto: @tardelliwork | Produção: Debbie Apsan

AA: A biomimética é uma ciência e uma prática. Como ciência ela estuda as estratégias e os mecanismos de como que a natureza e todos os seus organismos há 3.8 bilhões de anos conseguem sobreviver e reproduzir. Como prática, é uma prática de inovação, que traça com maior profundidade, a relação entre o problema a ser resolvido e as respostas que podem ser encontradas na natureza. A biomimética busca entender como se estabelece essa interação, se inspira nesse organismo, e a partir daí, aplica esse princípio no design a ser desenvolvido. Por isso, que a biomimética é uma inovação não só da forma pela forma. Não é um telhado em forma de folha, por exemplo, mas sim, entender a folha como estratégia, como função. 

2 – Qual a importância da biomimética para o contexto das cidades e do morar? 

AA: A importância da biomimética para a vida contemporânea é fundamental em todos os aspectos de sustentabilidade e de regeneração, porque a biomimética está relacionada aos princípios de como que a vida cria condições propícias para dar continuidade à vida, o que rege a capacidade da vida de se manter viva e gerar mais. Tudo que é criado ou construído através da biomimética são processos e produtos que tem como conceito a continuidade da vida, ou seja, não gerará resíduos perigosos, não gerará produtos que tem uma vida útil curta, que demande de muita energia ou que danifique o meio ambiente. 

Produtos: Amb Caatinga Ferro, Cumaru e Xique Xique NAT 90x90cm 55,4×55,4cm 34,4×34,4cm 21x21cm 13,3x21cm | Foto: @tardelliwork | Produção: Debbie Apsan

Para o contexto urbano e por uma questão de saúde, o que as cidades precisam é regenerar os espaços, porque as metrópoles crescem rapidamente e numa velocidade muito grande, consequentemente sendo grandes cadeias poluidoras para criar e manter seus espaços construídos. Então, ter como princípio a biomimética é ir além dos critérios básicos de sustentabilidade ou de alguma legislação existente.  

3 -Como foi o processo de pesquisa para o desenvolvimento da coleção Biomas? 

AA: O processo de pesquisa e inspiração para a criação da coleção Biomas foi superinteressante. Nós não começamos olhando para as tendências ou para necessidades urbanísticas. Fizemos o caminho inverso. Olhamos para necessidades humanas e nos questionamos como as pessoas se relacionam nessas áreas urbanas. Estudamos também uma série de patologias, que são oriundas das metrópoles, e toda essa relação do ser humano com os sentidos. Olhamos para a litografia do Brasil, os tipos de solo, as topografias e a partir disso, começamos a desenvolver um estudo sobre cada bioma. Assim, tentamos interpretar as cores, as texturas, as mensagens e as identidades predominantes que poderiam ser decodificadas em algo físico e estabelecer essa conexão do humano com o natural. 

Amb Amazônia Acre BR 90x90cm 55,4×55,4cm 34,4×34,4cm 21x21cm 13,3x21cm | Amb Amazônia Mamori e Alter 90x90cm | Foto: @tardelliwork | Produção: Debbie Apsan

4- Quais os desafios para esse projeto?

AA: Os desafios foram muitos! Um dos primeiros era identificar como traríamos a essência de cada bioma, já que eles têm uma identidade tão rica em sua essência e que é quase impossível de calcular. Depois, pensamos nas principais características desses biomas que pudessem ser percebidos à primeira vista. A partir daí, o desafio foi fazer com que os produtos mantivessem a identidade daquilo que foi observado e depois transformado em cerâmica. Eu acredito que através desse trabalho em específico e da profundidade da pesquisa, conseguimos trazer peças que não são só um reflexo ou uma imitação artificial, mas sim, revestimentos conectados com os sentidos e as origens dos biomas.

5 – Qual sua opinião sobre o movimento “biofílico” que tem se tornado uma grande tendência na arquitetura? 

Produtos: Amb Caatinga Cumaru Nat 90x90cm 55,4×55,4cm 34,4×34,4cm 21x21cm 13,3x21cm | Foto: @tardelliwork | Produção: Debbie Apsan

AA: A biofilia é também sobre entender como que o ser humano ocupa os espaços. Se voltarmos no tempo, a humanidade sempre viveu em ambientes muitos abertos e com uma complexidade visual, que se difere dos espaços construídos hoje em dia, lotados de ângulos de 90°, com iluminações artificiais e texturas lisas. Essa diferença visual não condiz com a nossa história evolutiva. E, como que nós podemos habitar esses espaços? Como eles podem ser mais saudáveis? Eu sou bióloga de formação acadêmica e o que Eu penso, é que a biofilia faz essa ponte entre ciência e arquitetura, entre ciência e engenharia, entre ciência e construção civil, porque nós ganhamos muito mais quando cruzamos esses conhecimentos. 

6 – Como você enxerga a propagação da biomimética daqui há alguns anos?

AA: A biomimética como ciência e prática só tende a aumentar. Ela é uma ciência relativamente nova como disciplina e pesquisa, mas faz parte da vida do ser humano desde sempre. Nós habitávamos o Planeta Terra antigamente de uma forma muito biomimética, desde a agricultura até as primeiras construções antes do surgimento da energia elétrica. Os nossos olhares eram ajustados de acordo com a natureza, com um fluxo natural do estado das coisas. E, conforme avançamentos, as ciências como a biomimética precisam estar cada vez mais presentes, assim como seu conhecimento para desenvolver novos materiais, novas formas de construir e novas formas de viver.

Showrooms

  • SHOWROOM MATRIZ

    +55 48 3447 7777

    Rua Maximiliano Gaidzinski, 245
    88845-000 – Centro
    Cocal do Sul – SC 2

    Horário de atendimento

    De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30.

  • GALERIA DECORTILES

    +55 11 2122-7272

    Avenida Brasil, 526
    01430-000 – Jardim América
    São Paulo – SP

    Horário de atendimento

    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados das 9h às 13h.

  • SHOWROOM BAHIA

    +55 (71) 3493 4242

    Avenida Industrial Urbana, 495
    Bairro Industrial
    Camaçari - BA

    Horário de atendimento

    De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h48.

  • SHOWROOM ESTADOS UNIDOS

    +1 (469) 9005408

    2075 McDaniel Dr. Suite 110
    Carrolton
    Texas - USA

    Horário de atendimento local EUA (CTD)

    De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Salas de Especificação

ATENDIMENTO PERSONALIZADO PARA ARQUITETOS, CONSTRUTORAS E ENGENHEIROS.

  • BELÉM - PA

    Rua Municipalidade, 985 – TV Wandenkolk
    e Dom Coelho, Condomínio Edifício Mirai
    Office, Sala 512 – CEP 66053-180
    Umarizal – Belém – PA

    Mariana Taina Pereira de Souza

    +55 (91) 9 8261-0099

  • BELO HORIZONTE - MG

    Rua Fernandes Tourinho, 929 – Edifício
    Libertas – Sala 702 – CEP 30112-000 – Lourdes
    Belo Horizonte – MG

    Anna Paula Andrade Rodrigues

    +55 (31) 9 9919-3995

  • CUIABÁ - MT

    Av. Carmindo De Campos, 1887, Edifício
    Cuiabá Casa, S/N – Sala 10
    CEP 78070-100 – Jardim Petrópolis
    Cuiabá – MT

    Fernanda Gonçalves de Oliveira

    +55 (62) 9 8183-8171

  • CURITIBA - PR

    Rua Desembargador Motta, 1499 –
    Condomínio Edifício Terra De Santa
    Cruz, Apto 206 – CEP 800250-060 – Centro
    Curitiba – PR

    Sonia Bileski

    +55 (41) 9 9243-4820

  • GOIÂNIA - GO

    Av. C 208, S/N – Esquina C/ Rua 131 – A, QS 262 A, LT 13
    CEP 74255-070 – Jardim América
    Goiânia – GO

    Fernanda Gonçalves de Oliveira

    +55 (62) 9 8183-8171

  • RECIFE - PE

    Av Conselheiro Aguiar, 1748 - Sala 1108
    Edf. Empresarial Ítalo Brasil Renda
    Bairro Boa Viagem – CEP 51111-010
    Recife – PE

    Gustavo Alberto Costa

    +55 (081) 99891-1717

  • SALVADOR - BA

    Alameda Salvador, 1057 – Edifício Salvador
    Shopping Business – Torre América, Sala 1710
    CEP 41820-790 – Caminho Das Árvores
    Salvador – BA

    Juan Carvalho Barbosa

    +55 (71) 9 9291-0001

Navegue.
Explore

E encontre o produto para o seu ambiente.

Assista ao vídeo