21 ▪ NOV ▪ 2022

Arquitetura do presente: projetos que até parecem de outro planeta

Considerado um dos países mais ricos do mundo, o Catar, país árabe localizado na Ásia Ocidental, tem na sua arquitetura atual a mais pura tradução do que é o futuro.

Local escolhido para a Copa do Mundo de 2022, o Catar, cuja capital é Doha, é, antes de tudo, um belo país e que tem um dos melhores IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – do mundo.

Por Jucelini Vilela

Doha, capital do Catar, é conhecida pelas monumentais construções com edifícios que ultrapassam 300 metros de altura. É nesse cenário onde milhares de torcedores estarão dentro de alguns dias para assistirem aos jogos da Copa do Mundo que, nesta edição, acontece excepcionalmente no final do ano devido ao clima desértico que ultrapassa os 40° nos meses tradicionais da competição, em junho e julho. Sejam comerciais ou residenciais, ou ainda os estádios que vão receber os jogos, os projetos arquitetônicos se destacam mundo afora devido à alta tecnologia que emprega design de ponta e que gera um complexo de projetos arquitetônicos sem igual.

Um bom exemplo é o Aspire Tower. Atualmente o mais alto do país com 318 metros – vai perder o título em breve para o Dubai Towers e seus 400 metros – o Aspire, também conhecido como Hotel Tocha devido à sua estrutura peculiar, foi construído em ‘míseros’ 21 meses, pois precisava estar entregue para a décima quinta edição dos Jogos Asiáticos (2006). Localizado no complexo Sports City em Doha e assinado pelo arquiteto Hadi Simaan, Aspire bateu mais um recorde ao abrigar a chama olímpica, se transformando na mais alta pira e que pode ser vista, inclusive, fora de Doha no período dos jogos. Aliás, de lá, é possível apreciar as mais belas vistas panorâmicas da cidade.

Outro edifício que se destaca no horizonte de Doha, o Burj Doha, tem 238 metros de altura e soma 46 andares acima do solo, e mais três no subsolo. Assinado por ninguém menos que Jean Nouvel, o edifício chama atenção por sua forma ‘sugestiva’, atestada pelo arquiteto: “uma virilidade totalmente assumida.” Comercial, o projeto tem estrutura externa em diagrid – vigas de metal, concreto ou madeira que se cruzam diagonalmente. Esse tipo de design foi pensado meticulosamente para este edifício, pois é destinado a proteger o interior do calor escaldante e dos resíduos arenosos.

Copa do Mundo de Futebol 2022

E, claro, não há como deixar de falar dos estádios feitos para receber jogos da Copa 2022. Desde que foi anunciado pela FIFA que o Catar sediaria os jogos de 2022, construções de estádios começaram imediatamente e, nesse imenso canteiro de obras, escritórios de renome internacional, como o da arquiteta iraniana Zaha Hadid (1950-2016), assinam alguns projetos. O Estádio Al Janoub, construído em Al Wakrah, ao sul de Doha, foi entregue em 2016 e está localizado em um lugar culturalmente especial daquela cidade. Seu projeto traz inspirações históricas dos mergulhadores de pérolas, pescadores e barcos veleiros dhow – nome genérico dado aos tradicionais veleiros utilizados na região do Mar Vermelho e do Oceano Índico que possuem um ou mais mastros com velas latinas. Destaque, ainda, para os 40 mil lugares criados especialmente para a Copa, mas que serão diminuídos para 20 mil. A metade dos assentos será doada a outros projetos que visam o desenvolvimento de futebol em outros países. E, para assegurar seu uso contínuo e não se transformar num grande ‘elefante branco’, a arquitetura do Al Janoub ainda prevê unidades de recreação, escola, espaço para eventos, pistas de ciclismo e corrida.

Outro gigante da arquitetura, o Ibrahim Jaidah Architects & Engineers, também compõe o hall dos famosos que projetaram estádios no Catar. É o caso do Al Thumama. Distante 12 quilômetros ao sul de Doha, o projeto traz fortemente a cultura árabe em sua fachada, com inspiração nos padrões dos tecidos Gahfiya, tradicional touca usada por homens árabes muçulmanos. Com grande apelo sustentável, o estádio assegura economia de 40% a mais de água quando comparado com um estádio convencional e utiliza água de reuso para irrigar áreas verdes. Inaugurado na 49ª Final da Copa Amir em outubro de 2021, Al Thumama possui 50 mil quilômetros de parques integrados ao projeto com árvores nativas.

E, com capacidade para 80 mil pessoas, o maior entre todos os oito estádios que estão sendo preparados para a Copa, o Lusail é o que terá a responsabilidade de abrigar a final da competição FIFA Catar 2022™. Inaugurado no final do ano passado (2021), foi inspirado no jogo de sombra e luz das lanternas Fanar. Criado pelo escritório britânico Foster + Partners que teve como base a cultura e o clima locais, Lusail tem em sua estrutura motivos que fazem parte de peças de arte e mobiliário característicos dos mundos árabes e islâmicos. Aberturas triangulares da fachada que formam um tipo de tela, possibilitam a entrada de luz na medida certa. O desempenho e o design inovador da cobertura reduzem o consumo de energia e, com tudo isso e muito mais, o edifício obteve classificação cinco estrelas no Global Sustainability Assessment System. Ao final da maior festa desportiva mundial, o estádio terá, igualmente ao seu ‘colega’ Al Janoub, escolas, lojas, cafés, clínicas de saúde e instalações esportivas, a final de contas, elefantes brancos são lindos, raros, mas podem ser muito dispendiosos.

Navegue.
Explore

E encontre o produto para o seu ambiente.

Assista ao vídeo