Ambientes sofisticados e artísticos são tendência na Cersaie 2023
Entre as novidades de 2023, estão o apelo à arte e a naturalidade dos materiais

Revestir os espaços é revisitar tendências e conceitos. Com esse pensamento, a edição especial da Cersaie 2023, traz os novos direcionamentos para o segmento de arquitetura e design. Entre eles estão o apelo a uma estética artística e a naturalidade dos materiais.

Um dos movimentos que mais vem ganhando espaço é o biofílico. Uma tendência que busca criar revestimentos inteligentes e fiéis aos padrões naturais – reproduzindo consequentemente, cores, texturas e relevos extremamente elaborados. O mármore travertino, por exemplo, é um dos destaques da feira, sendo visto em colorações claras e quentes. Além de garantir espaços acolhedores e aconchegantes, esse mármore conversa bem com o porcelanato Home.
Saiba mais em: https://www.decortiles.com/blog/dos-pes-a-cabeca/

Outras pedras como quartzitos e ardósias ganham novas releituras, em pisos, paredes, mobiliários e decoração. A beleza do imperfeito traz máxima fidelidade a superfície dos produtos, reproduzindo com máxima precisão as formas orgânicas, ranhuras, texturas e o brilho sutil desses materiais.

Nesse aspecto, a série Sampa Frieze traduz bem o conceito das ranhuras. O aspecto uniforme e monocromático do cimento, inspira a essência em Sampa, porcelanatos em uma cartela silenciosa e atemporal, com frisados e texturas que convidam ao toque.
As tonalidades também direcionam os ambientes para um novo patamar. Na paleta de cores, os tons terrosos e rosados, conversam diretamente com o movimento dos Comfort Colors, uma tendência que conecta as cores com sentimentos de calma e quietude, para as rotinas cada vez mais sobrecarregadas.

Nesse sentido, os ambientes monocromáticos resgatam uma inspiração vintage, tanto em formatos pequenos como no retorno dos rejuntes coloridos. A inspiração tem forte influência no design artístico, promovendo composições personalizadas e exclusivas. A possibilidades são inúmeras.

Outra tendência vista na Cersaie deste ano, são as composições com diferentes formatos. A modularidade volta a impressionar com cortes especiais, que evidenciam um design artístico e singular. Esse resgate do passado abraça novas propostas em inúmeras paginações. A composição pode ser um detalhe sutil do ambiente, como também um destaque da decoração.

Por fim, os efeitos oxidados também evidenciam técnicas artesanais em uma releitura naturalista. As superfícies refinadas e equilibradas recebem um toque sutil em versões coloridas, paginações contínuas ou pequenos formatos. O resultado sempre será um ambiente harmonioso e impactante.

Em resumo, as tendências da Cersaie 2023, reafirmam um novo momento da arquitetura e do design. Não só colocam os ambientes como protagonistas, como também despertam um olhar intrínseco para o interior, conectando os conceitos e inspirações com os sentimentos de cada pessoa.