A DELICADEZA DOS MOSAICOS PARA A ARQUITETURA MODERNA

Conheça os acabamentos artísticos da coleção Foz, que celebra
o simbolismo natural e o design consciente

A pureza e o simbolismo da pedra natural lapidada e moldada pelo tempo ao longo dos rios são o ponto inicial da coleção Foz que privilegia a essência e o design consciente. Os seixos em seu estado mais bruto e original inspiram essa linha da Decortiles, que, além do design contemporâneo, provoca uma reflexão sobre a importância da proteção de nossos rios e oceanos.

O mosaico é um ornamento milenar que desde a Antiguidade é usado para decorar pisos e paredes. A inspiração destas peças cerâmicas vem das estruturas minerais e biológicas, como escamas e peles de animais. Na coleção Foz, os mosaicos ganham formatos especiais e geometrias supercriativas e contemporâneas, cortadas a partir de azulejos e porcelanatos, colados artesanalmente sobre uma tela que mantém as peças agrupadas para a aplicação de grandes áreas e até mesmo de ângulos complexos ou com curvaturas. A paleta de cores retrata processos e tons encontrados na natureza, inclusive, nos mosaicos minimalistas que valorizam o cinza.

Confira os destaques e inspire-se:

Estruturas minerais e biológicas como inspiração

Aqui, o mosaico Baía Cinza é destaque na parede da bancada da sala de banho, conferindo elegância e discrição ao ambiente

Escamas, espinhas e microtexturas inspiram o mosaico Baía Cinza, referência às paisagens tropicais marítimas rodeadas por terra. Os pequenos retângulos, cortados a partir de azulejos e porcelanatos, são colados artesanalmente sobre uma tela, que mantém as peças agrupadas para a aplicação de grandes áreas. Além disso, o mosaico ganha um grafismo inusitado com a montagem no formato de espinha de peixe, agregando valor aos acessórios cerâmicos.

Geometria elaborada e criativa

Pedras e minerais multifacetados serviram de base para a criação do mosaico Diamantina, uma referência também ao parque nacional da Chapada Diamantina, na Bahia. Os formatos das peças em porcelanato, cortadas manualmente de forma individual, são inspirados nos cristais e estruturas minerais como o diamante, criando uma geometria elaborada e criativa que pode ser aplicada em pisos e paredes. Fachadas externas e piscinas ganham ares modernos e terapêuticos com o uso desse tipo de acessório, uma opção nobre e nada convencional. O formato 34,5×39,8cm na cor cinza esbanja contemporaneidade.

Neste ambiente, vemos a delicada combinação do mosaico Diamantina aplicado tanto no chão quanto na parede

Tridimensionais

O mural composto pelo mosaico Edro, ao fundo, complementa a decoração que prioriza tons naturais e elementos orgânicos 

Sólidos tridimensionais que estão disponíveis em várias faces e com uma estrutura geométrica complexa, os poliedros, dão forma ao mosaico Edro em formato 30x45cm. A mistura de formatos e estampas cria uma composição inusitada e criativa, trazendo movimento e deixando pisos e paredes mais dinâmicos e modernos. Pedra e cimento se mesclam nessa peça superespecial, em que o rejunte aplicado entre os modelos cria uma outra camada gráfica, sendo possível, inclusive, explorar rejuntes coloridos.