19 ▪ MAIO ▪ 2015

Tudo sobre ladrilho hidráulico

Começou hoje um dos eventos mais aguardados do calendário brasileiro de decoração e design de interiores, a Casa Cor São Paulo.

Feito um a um, o tipo de revestimento encanta pelo resgate à memória, suas cores e a riqueza de detalhes que só o processo manual pode oferecer.

Por ter características bem específicas, não é incomum surgirem dúvidas na hora de optar pelo produto. Aqui você encontra tudo sobre ladrilho hidráulico, desde as suas características até detalhes superimportantes como onde usar e como assentar.

O que é ladrilho hidráulico?
Ladrilho hidráulico é como é chamado o revestimento fabricado artesanalmente à base de cimento e outras matérias-primas usado em pisos e paredes. É conhecido assim por não sofrer queima e ficar imerso na água como parte do seu processo de fabricação. As peças são parecidas, mas nunca completamente iguais. É comum haver diferenças de espessura e tom, as leves imperfeições são o que tornam o produto único.

2 ladrilhos hidraulicos composicao como surgiram


Origem

O material surgiu na Europa como uma alternativa para o mármore e teve seu auge entre o fim do século XIX e meados do século XX. A partir dos anos 1960 o surgimento de outros materiais substituiu o uso dos ladrilhos deixando algumas casas, praças e prédios históricos decorados até hoje, o que transformou o material em um verdadeiro ícone da história da decoração.

Como usar
Os ladrilhos hidráulicos podem ser usados em piso e parede de áreas internas e externas. Na casa ficam ótimos em cozinhas, salas, quartos e banheiros. Também são perfeitos para surpreender os clientes em áreas comerciais como lojas, cafés e escritórios modernos. A única restrição fica por conta de áreas molhadas como o box do banheiro.

Por serem peças soltas, possibilitam uma infinidade de maneiras de aplicação. Podem cobrir a área inteira do piso ou parede ou formar painéis criativos onde o diferencial é deixar o assentamento inacabado. Além disso, possibilitam uma grande variação de desenho, você pode seguir uma lógica, um tom ou misturar tudo isso criando uma paginação só sua.

3 maneiras diferentes de usar o mesmo ladrilho


Armazenamento

Ao comprar o ladrilho hidráulico, preste atenção para guardá-lo na vertical (face a face). Caso não venham em pallet, as peças devem ficar elevadas sem contato direto com o chão e sua base de apoio deve ser forrada com plástico. Empilhe no máximo 4 caixas de produto e não exponha o seu ladrilho à chuva ou umidade.

Assentamento
O assentamento dos ladrilhos hidráulicos sempre deve ser realizado por profissionais qualificados. Baixe o passo-a-passo completo de assentamento aqui.

5 ladrilhos colecao 2015 decortiles calu fontes


Impermeabilização

Todo ladrilho hidráulico deve ser impermeabilizado. A resina cria uma camada que protege o revestimento e facilita a limpeza e manutenção. O material pode ser encontrado em lojas de material de construção. Indicamos para uso interno a resina Pisoclean PSC (resina à base d’água encontrada nas versões fosca e brilhante) e para áreas externas a Pisoclean Resina (base solvente com acabamentos fosco e brilhante).

Limpeza e manutenção
Detergente neutro (aquele de cozinha) ou alcalino diluído em água é o suficiente para limpar o ladrilho. Se preferir, em áreas internas use cera líquida a cada 15 dias. Não utilize ácidos, incluindo os produtos conhecidos como “limpa-pedras”.

4 como limpar ladrilho hidraulico

Onde encontrar?
A Decortiles acaba de lançar uma coleção de ladrilhos hidráulicos incríveis assinados pela artista plástica Calu Fontes. O encontro dos grafismos, do universo lúdico, das cores e das formas transformam os mais de 50 lançamentos em verdadeiras obras de arte. Assista ao vídeo e encante-se! Saiba mais sobre a coleção clicando aqui.

Se ficar alguma dúvida deixe um comentário por aqui e se precisar de ajuda estamos nos telefones 4004 2971 (Capitais) e 0300 789 7771 (Demais Localidades).

Navegue.
Explore

E encontre o produto para o seu ambiente.

Assista ao vídeo