24 ▪ OUT ▪ 2023

Madeira is the new black

Quem acha que só preto e branco podem ser neutros precisa experimentar o amadeirado.

Esse visual oferece uma estética natural, atemporal e acolhedora – perfeito para compor projetos minimalistas e únicos.

Dizem por aí que a madeira é o novo pretinho básico: combina com tudo! Além de clássica, é versátil, prática, discreta e muito sofisticada! Como se todas essas qualidades não bastassem, esse material ainda tem o poder de espantar aquela atmosfera pálida, que muitas vezes paira sobre ambientes neutros – cenários que até podem seduzir os olhos, mas dificilmente tocam o coração. Com os tons amadeirados, não há risco de cair na frieza. Calor e acolhimento são seus dons naturais. Sua presença aquece, conforta, envolve, protege e, por tudo isso, mostra-se amplamente desejada nos mais variados ambientes.

Botânica Brise Âmbar MA 60x120cm | Botânica Fendi EXT 19,7x120cm

Considerando que nos últimos anos, a arquitetura contemporânea abraçou a missão de proporcionar conforto emocional aos ocupantes dos espaços, é fácil entender por que em eventos que são referências internacionais em design, como no caso do Salão do Móvel de Milão, os elementos amadeirados se tornaram onipresentes, tanto em mobiliários quanto em revestimentos.

Da mesma forma, explica-se o sucesso da madeira em pisos, paredes e até mesmo nos tetos, como foi apresentada na última edição da Casa Cor São Paulo e em outras importantes mostras de decoração pelo país.

“Atualmente, a sensação de bem-estar trazida por elementos que remetem à natureza é um item que faz toda diferença. E a madeira, por ser um material natural, é perfeita para proporcionar esse efeito”, explica a arquiteta Flávia Abaurre, de Vitória.

Botânica Camel 19,4×118,2cm

Flávia também acrescenta: “Esse elemento traz aconchego e remete a exclusividade, já que os desenhos na superfície não se repetem de modo uniforme”, disse ela.

Quando se pretende usar um revestimento com aparência de madeira no lugar da matéria-prima original, a dica da arquiteta é se atentar à naturalidade do produto escolhido, que se relaciona tanto com a padronagem dos veios – marcas do tempo impressas nos troncos das árvores – quanto com a textura e o acabamento das peças.

“Para não ter a sensação de um material fake – que interfere negativamente no resultado dos projetos, busque opções sem excesso de brilho [acetinados ou foscos] e de tonalidade média, como visto nos tons do carvalho europeu ou americano”, orienta Flávia.

Botânica Ambar EXT 19,7-120cm

No portfólio da Decortiles, a série que materializa essa tendência é a Botânica, coleção de porcelanatos nobres que oferece a genuína beleza da madeira em três tons: Âmbar, Camel, Fendi e seu acabamento mate. Disponíveis em réguas de 19,7×120 cm ou em placas de 60x120cm, as peças se adaptam a todo tipo de projeto, tanto em áreas internas ou externas. O moderno visual ripado também está presente na série Botânica, em réguas de 19,7x120cm e réguas retangulares de 60x120cm, ou, ainda, em peças de 40x120cm com bordas, ideais para a criação de molduras com aspecto de deck, ao redor de piscinas.

Quando falamos que a madeira está em tudo, não é exagero: nem mesmo os tetos escapam desse hype! O recurso, que garante uma dose extra de aconchego em qualquer espaço, destacou-se rapidamente nas mostras de decoração para casas, apartamentos, restaurantes e lojas. “Em nossos projetos, destinamos a madeira ao teto quando temos espaços amplos, com pé-direito bem confortável. Nesses casos, em geral, privilegiamos os brises de madeira natural, pois acreditamos que o movimento das ripas dá a sensação que o teto está flutuando, trazendo leveza aos interiores”, diz a arquiteta Flávia Abaurre.

Sampa Fendi AC 120x120cm | Sampa Fendi EXT 120x120cm | Botânica Camel MA 19,7x120cm

Claro, estamos falando de porcelanatos, que, ao contrário da madeira natural, não tem medo de água. Batizado de Botânica Brise Âmbar, o produto pode ser aplicado em áreas molhadas e instalações externas, inclusive em fachadas, sem nenhuma restrição de altura.

Parece que não há mesmo limites quando o assunto são os revestimentos cerâmicos amadeirados: eles simplesmente estão por toda parte! Sorte a nossa, que ganhamos um pouco mais de aconchego e bem-estar para os ambientes que nos abrigam.

Showrooms

  • SHOWROOM MATRIZ

    +55 48 3447 7777

    Rua Maximiliano Gaidzinski, 245
    88845-000 – Centro
    Cocal do Sul – SC 2

    Horário de atendimento

    De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30.

  • GALERIA DECORTILES

    +55 11 2122-7272

    Avenida Brasil, 526
    01430-000 – Jardim América
    São Paulo – SP

    Horário de atendimento

    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados das 9h às 13h.

  • SHOWROOM BAHIA

    +55 (71) 3493 4242

    Avenida Industrial Urbana, 495
    Bairro Industrial
    Camaçari - BA

    Horário de atendimento

    De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h48.

  • SHOWROOM ESTADOS UNIDOS

    +1 (469) 9005408

    2075 McDaniel Dr. Suite 110
    Carrolton
    Texas - USA

    Horário de atendimento local EUA (CTD)

    De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Salas de Especificação

ATENDIMENTO PERSONALIZADO PARA ARQUITETOS, CONSTRUTORAS E ENGENHEIROS.

  • BELÉM - PA

    Rua Municipalidade, 985 – TV Wandenkolk
    e Dom Coelho, Condomínio Edifício Mirai
    Office, Sala 512 – CEP 66053-180
    Umarizal – Belém – PA

    Mariana Taina Pereira de Souza

    +55 (91) 9 8261-0099

  • BELO HORIZONTE - MG

    Rua Fernandes Tourinho, 929 – Edifício
    Libertas – Sala 702 – CEP 30112-000 – Lourdes
    Belo Horizonte – MG

    Anna Paula Andrade Rodrigues

    +55 (31) 9 9919-3995

  • CUIABÁ - MT

    Av. Carmindo De Campos, 1887, Edifício
    Cuiabá Casa, S/N – Sala 10
    CEP 78070-100 – Jardim Petrópolis
    Cuiabá – MT

    Fernanda Gonçalves de Oliveira

    +55 (62) 9 8183-8171

  • CURITIBA - PR

    Rua Desembargador Motta, 1499 –
    Condomínio Edifício Terra De Santa
    Cruz, Apto 206 – CEP 800250-060 – Centro
    Curitiba – PR

    Sonia Bileski

    +55 (41) 9 9243-4820

  • GOIÂNIA - GO

    Av. C 208, S/N – Esquina C/ Rua 131 – A, QS 262 A, LT 13
    CEP 74255-070 – Jardim América
    Goiânia – GO

    Fernanda Gonçalves de Oliveira

    +55 (62) 9 8183-8171

  • RECIFE - PE

    Av Conselheiro Aguiar, 1748 - Sala 1108
    Edf. Empresarial Ítalo Brasil Renda
    Bairro Boa Viagem – CEP 51111-010
    Recife – PE

    Gustavo Alberto Costa

    +55 (081) 99891-1717

  • SALVADOR - BA

    Alameda Salvador, 1057 – Edifício Salvador
    Shopping Business – Torre América, Sala 1710
    CEP 41820-790 – Caminho Das Árvores
    Salvador – BA

    Juan Carvalho Barbosa

    +55 (71) 9 9291-0001

Navegue.
Explore

E encontre o produto para o seu ambiente.

Assista ao vídeo