04 ▪ JUN ▪ 2025

MADE 2025: o design brasileiro entre matéria, memória e desejo

Continuação da cobertura ArPa + MADE: a força do design autoral e sua relação com o território

Em sua 13ª edição, a MADE se reafirma como vitrine do design colecionável brasileiro — com forte presença da madeira, cerâmica, bordado, vidro e impressão 3D. Sob a curadoria de Waldick Jatobá e Bruno Simões, e ao lado da ArPa no Mercado Livre Arena Pacaembu, o evento convida a olhar a matéria com outros olhos — escutá-la, manipulá-la, ressignificá-la.

Substrato: da ideia à matéria

O tema da edição 2025 — Substrato: da ideia à matéria — já se anunciava na cenografia do evento, que simulava uma cadeira sendo produzida em CNC, remetendo ao fazer industrial, mas também artesanal.

Ao cruzar a arquitetura icônica do Pacaembu, a MADE se impõe como território onde o design brasileiro revela toda a sua potência: material, simbólica e afetiva. Mais do que objetos, o que se vê são declarações — sobre ancestralidade, território, processos e futuro.

Entre escultura e funcionalidade: madeira em destaque

A madeira aparece em peso nesta edição, como linguagem, gesto e manifesto. Patrick Afornali apresentou peças brutas que reverenciam o fazer manual e a natureza em sua forma mais honesta — quase artefatos.

Vinicius Siega esculpiu curvas precisas em madeira maciça, explorando a tensão entre o bruto e o ergonômico, peso e leveza. Murilo Weitz seguiu pela pesquisa com fibras naturais e tramas que remetem ao tear ancestral, numa linguagem que pulsa entre o passado e o agora.

Vinicius Siega – banco de madeira maciça esculpida. @viniciussiega

Cerâmica, latão e calor: alquimia visual

O estúdio Curiosa deu novo fôlego à cerâmica de alta temperatura, com luminárias e arandelas esmaltadas em tons vibrantes, somadas a apliques em latão. O resultado é uma superfície visual rica, tátil e sofisticada.

A Olar Design apresentou a coleção Encontro de Raízes, unindo cerâmica, mármore e latão — peças que se tornam verdadeiros mapas afetivos, topografias materiais que dialogam entre si.

Antonio Pulquerio explorou pigmentos minerais em alta temperatura, vitrificando superfícies entre o brilho do vidro e a rusticidade da argila — uma fusão poética.

Antonio Pulquerio, cerâmica em alta temperatura com pigmentos naturais – a alta queima que caracteriza o vitralizado. @antoniopulquerio.ceramica @antoniopulquerio.arte

Do litoral ao sertão: narrativas de território

Do Ceará, o Adamo Studio levou para a feira a poética do mar nordestino, tingindo madeira e esculpindo bancos com referências ao vento, ao sal e à paisagem. Um design que carrega o território em cada linha.

Vidro, impressão 3D e fluidez

O vidro também ganhou protagonismo com o trabalho sensível de Patricia Faragone, que captura transparências e opacidades como quem fotografa o instante entre o líquido e o sólido.

O F.Studio explorou a multiplicidade da matéria com peças em latão, vidro e impressão 3D — como a arandela de parede, que reúne precisão tecnológica e apelo artesanal.

Já a luminária biomimética Anêmona, desenvolvida por Dua.dsg + Una Ambientes, se inspirou nos corais e seus movimentos orgânicos para criar formas vivas com cerâmica, latão e impressão 3D.

Afeto e memória costurados à mão

O bordado apareceu como gesto de resistência e poesia no Estúdio Pedro Luna, em parceria com a Cooperativa Artilha (AL). A coleção Boa Noite mistura o fazer ancestral com a linguagem do design industrial contemporâneo.

O cotidiano ressignificado em mobiliário

Guilherme Sass (Casa na Árvore) e Marcus Camargo também usaram a madeira como linguagem de afeto. A linha Fornada de Marcus evoca a memória das empadinhas goianas em formas que abraçam o cotidiano.

Pedro Leal apresentou uma peça lúdica que explora linhas estruturais e matéria bruta, enquanto Dimitrih Correa tensionou madeira e inox, criando contraste entre o quente e o frio, o orgânico e o industrial.

O delicado Bar Bordado de Linda Martins resgata a hospitalidade e a memória familiar em um móvel que emociona. Estúdio Carmine apresentou móveis de precisão escultórica, enquanto Ricardo Bueno incorporou a técnica ancestral Shou Sugi Ban, onde o fogo eterniza a madeira.

Colaborações, lançamentos e pluralidade

A MADE também foi palco de colaborações inéditas. A Três Arquitetura lançou a linha Mykonos em parceria com a Vali Cerâmicas, unindo traço arquitetônico à fluidez da cerâmica artesanal.

Estúdios como Assimply e Estúdio Geo completaram o retrato plural do design brasileiro contemporâneo — que é, ao mesmo tempo, ancestral, tecnológico e sensível.

Design brasileiro: um momento vibrante

A edição 2025 da MADE termina com a certeza de que o design brasileiro vive um de seus momentos mais vibrantes. Um design que não apenas observa a matéria, mas a escuta — e, através dela, projeta futuro, identidade e desejo.

Showrooms

  • SHOWROOM MATRIZ

    +55 48 3447 7777

    Rua Maximiliano Gaidzinski, 245
    88845-000 – Centro
    Cocal do Sul – SC 2

    Horário de atendimento

    De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30.

  • GALERIA DECORTILES

    +55 11 2122-7272

    Avenida Brasil, 526
    01430-000 – Jardim América
    São Paulo – SP

    Horário de atendimento

    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados das 9h às 13h.

  • SHOWROOM BAHIA

    +55 (71) 3493 4242

    Avenida Industrial Urbana, 495
    Bairro Industrial
    Camaçari - BA

    Horário de atendimento

    De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h48.

  • SHOWROOM ESTADOS UNIDOS

    +1 (469) 9005408

    2075 McDaniel Dr. Suite 110
    Carrolton
    Texas - USA

    Horário de atendimento local EUA (CTD)

    De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Salas de Especificação

ATENDIMENTO PERSONALIZADO PARA ARQUITETOS, CONSTRUTORAS E ENGENHEIROS.

  • BELÉM - PA

    Rua Municipalidade, 985 – TV Wandenkolk
    e Dom Coelho, Condomínio Edifício Mirai
    Office, Sala 512 – CEP 66053-180
    Umarizal – Belém – PA

    Mariana Taina Pereira de Souza

    +55 (91) 9 8261-0099

  • BELO HORIZONTE - MG

    Rua Fernandes Tourinho, 929 – Edifício
    Libertas – Sala 702 – CEP 30112-000 – Lourdes
    Belo Horizonte – MG

    Anna Paula Andrade Rodrigues

    +55 (31) 9 9919-3995

  • CUIABÁ - MT

    Av. Carmindo De Campos, 1887, Edifício
    Cuiabá Casa, S/N – Sala 10
    CEP 78070-100 – Jardim Petrópolis
    Cuiabá – MT

    Fernanda Gonçalves de Oliveira

    +55 (62) 9 8183-8171

  • CURITIBA - PR

    Rua Desembargador Motta, 1499 –
    Condomínio Edifício Terra De Santa
    Cruz, Apto 206 – CEP 800250-060 – Centro
    Curitiba – PR

    Sonia Bileski

    +55 (41) 9 9243-4820

  • GOIÂNIA - GO

    Av. C 208, S/N – Esquina C/ Rua 131 – A, QS 262 A, LT 13
    CEP 74255-070 – Jardim América
    Goiânia – GO

    Fernanda Gonçalves de Oliveira

    +55 (62) 9 8183-8171

  • RECIFE - PE

    Av Conselheiro Aguiar, 1748 - Sala 1108
    Edf. Empresarial Ítalo Brasil Renda
    Bairro Boa Viagem – CEP 51111-010
    Recife – PE

    Gustavo Alberto Costa

    +55 (081) 99891-1717

  • SALVADOR - BA

    Alameda Salvador, 1057 – Edifício Salvador
    Shopping Business – Torre América, Sala 1710
    CEP 41820-790 – Caminho Das Árvores
    Salvador – BA

    Juan Carvalho Barbosa

    +55 (71) 9 9291-0001

Navegue.
Explore

E encontre o produto para o seu ambiente.

Assista ao vídeo