13 ▪ OUT ▪ 2021

DW! + DECORTILES: OS DESIGNERS QUE ASSINAM A EXPOSIÇÃO NOVOS TEMPOS

Novos Tempos é a materialização da ousadia e da criatividade.

porcelanataria

É o porcelanato tornando-se mais que revestimento, tornando-se mobiliário exclusivo. Do desenho à mão, passando por processos altamente tecnológicos e minuciosos de beneficiamento de lastras, nasceu a exposição que apresenta a cerâmica em todas as suas possibilidades

A criação é de 10 designers brasileiros que se atreveram e fizeram nascer uma seleção singular de mobiliários em porcelanataria. Seis deles criaram a partir de peças da Decortiles, transmitindo ideias e um forte conceito particular, inspirando o uso criativo e atrevido do porcelanato. 

Conheça os criativos por trás das peças da exposição:

emDoïsdesign

Com distintas experiências acadêmicas e profissionais anteriores, os designers Mariana Betting e Roberto Hercowitz, ao formarem a emDoïsdesign, perceberam que tinham olhares e atividades complementares, uma característica até hoje percebida em seus trabalhos. O estúdio encontra identidade na experimentação de formas, materiais e tecnologias. Com traços contemporâneos suas criações aliam utilidade e estética, e têm sempre como alvo a estreita interação, funcional e afetiva, entre peça e usuário.

O mancebo Boas-Vindas traz o conceito de uma percepção diferente da vida cotidiana e nossas necessidades. A peça traz o porcelanato Basco12 PO 162x324cm como elemento funcional para deixar sapatos, carteira, chaves e outros itens pequenos na bandeja de apoio, casaco no gancho superior e ainda ajuda nos últimos retoques na produção na hora de sair de casa, através do espelho frontal.

Alexandre Brunato

Alexandre Brunato é a mente criativa por trás do Estúdio Brunato, escritório de arquitetura e design de São Paulo. Coleciona inúmeros projetos nas áreas corporativas do setor da construção civil e acabamentos. Com olhar atento às artes, culturas, poesia e fotografia, desenvolve projetos com afetividade. Brunato é também o arquiteto que assina o projeto da Casa Brasil, mais que um showroom, um espaço em conexão com a natureza e em constante harmonia com a vida urbana da cidade de São Paulo. 

Desse observar dos espaços nasceu a ideia de Mesa da Figueira, peça que se molda a diversos espaços, de forma única ou em conjunto, e que é o morar das plantas, companhia acolhedora dos novos tempos em varandas, quartos, quintais e salas. A abertura para o verde abriu também os horizontes para uma criação a partir de grandes peças de porcelanato – Ágata Fendi NA 90x90cm e Puro 15 Oliva 80x160cm

Já para a criação da Mesa Grid, a inspiração veio de linhas e grafismos, traços bem presentes do desenho arquitetônico universal e também são encontrados na criação de Alexandre Brunato. Peça protagonista aliando o porcelanato Petróleo AC 160x320cm ao aço carbono da base, leva o conceito da verticalização, elemento que liga terra e céu. 

Aristeu Pires

Reconhecido como um dos grandes nomes do design brasileiro, Aristeu Pires construiu ao longo de 15 anos uma reputação forte no mercado nacional de móveis. A influência subliminar de Oscar Niemeyer é presente nas criações do designer, inundado pelas curvas e suavidade. Projetando para si mesmo, cria para outros, pensando em móveis que unem o design à funcionalidade.

Mesas Zaha nasceu de rabiscos à mão e de uma transformação de ideias – banco, mesa lateral, mesa de centro – uma composição que surge inspirada nas linhas orgânicas de Zaha Hadid. A peça – que vai além, é multifuncional – alia a matéria-prima principal de suas criações, a madeira, e ousa na inserção do porcelanato – Petróleo AC 160x320cm, Calacatta 120x240cm, Black Marmo 120x240cm e Resina Bege AC 120x278cm – material que permite novas ideias e experiências. 

Fahrer Design

Fahrer é um estúdio de design de mobiliário autoral que cria projetos residenciais e corporativos para ambientes internos como externos. Sua expressão criativa é composta pela soma dos olhares, das ideias contestadoras e complementares, e do traço preciso e fluido dos designers Sergio Fahrer, Jack Fahrer e Heloisa Samaia. O resultado são peças autênticas, que dialogam com o seu contexto, contam histórias e transitam entre as narrativas conceituais, inspiracionais e interpretativas de sua produção.

Assim é Geo, um banco formado por dois triângulos justapostos e espelhados. As linhas geométricas puras foram a base e a inspiração para a construção da peça, revestida com dois modelos contrastantes de porcelanato – Petróleo AC 160x320cm e Nero Antico PO 160x320cm. O pequeno distanciamento entre os triângulos desperta curiosidade ao olhar do observador. 

Rodrigo Almeida

Rodrigo Almeida é designer de mobiliário e interiores. Natural de São Paulo, faz parte de uma nova geração de grandes talentos do design brasileiro, e já ganhou o mundo expondo em galerias de Milão e Paris. No Brasil desenvolve produtos em escala industrial para grandes marcas. A característica principal do designer é o experimentalismo permitindo-se ser instigado por novas aplicações e novos materiais. 

Cadeira Camuflada é resultado disso, uma dimensão menos linear e industrial, mais próxima de um feitio artesanal e contemporâneo. A irreverência urbana que transforma e reinterpreta códigos como os das estampas militares é a inspiração. Com uma estrutura de madeira maciça, estofamento em tecido e revestimento cerâmico – Puro 15 Oliva –, mimetiza materiais, texturas e estampas incomuns na produção de mobiliário em uma estética contemporânea e urbana. 

Ronald Sasson

O curitibano Ronald Sasson se relaciona com o design desde a adolescência na elaboração de projetos experimentais. Aos 18 anos, já em Paris, mergulhou nas artes plásticas, mas foi no design, de forma autodidata, que descobriu como unir a base artística autoral com as possibilidades industriais. Hoje, acumula mais de 30 prêmios internacionais. 

Como homenagem ao arquiteto português Álvaro Siza criou para a Decortiles a Poltrona Siza, feita em chapas multilaminadas de carvalho ebanizado e do porcelanato Petróleo AC 160x320cm. Inspirada no Museu de Arte Moderna de Porto Alegre, leva o conceito angular de módulos flutuantes encaixados e sobrepostos. 

A exposição Novos Tempos tem curadoria de Regina Galvão, direção técnica de Alexandre Brunato e apoio técnico de Andressa Sant’anna. É uma das principais atrações do DW! Semana de Design de São Paulo, que permanece até o dia 15 de novembro na Galeria Decortiles, em São Paulo. 

Assista ao vídeo e conheça a ex´posição:

Navegue.
Explore

E encontre o produto para o seu ambiente.

Assista ao vídeo