CALU FONTES: REFERÊNCIAS QUE SE TRANSFORMAM EM REVESTIMENTOS
Há mais de 10 anos, a Decortiles coleciona séries assinadas pela artista.

Conheça os mais recentes azulejos artísticos, ladrilhos hidráulicos e porcelanatos com sua marca registrada
Há mais de 10 anos, a Decortiles coleciona séries assinadas pela artista. Conheça os mais recentes azulejos artísticos, ladrilhos hidráulicos e porcelanatos com sua marca registrada
Tudo começou com seis pastas plásticas, repletas de papéis impressos. Sim, desta forma se inicia a pesquisa da artista. São referências e mais referências garimpadas das mais variadas maneiras – livros, revistas, Pinterest, Instagram, WGSN (Worth Global Style Network) e outros meios por onde Calu Fontes transita para buscar inspiração. “Faço pastinhas de cada uma das séries a serem lançadas e vou alimentando minhas ideias por ali. Chega uma hora que aquele Universo parece se esgotar e, então, começo a desenhar”, conta Calu.

No momento em que os desenhos são finalizados, pelo computador, a artista continua o trabalho, junto à equipe Decortiles, fazendo testes de cor, analisando protótipos e outros detalhes que alinhavam a criação. “São mais de seis meses de mensagens trocadas, onde afinamos cada uma das séries, determinando tonalidades exatas, tamanhos das peças, acabamentos, formas de executar e tudo o mais que seja necessário para transformar o que estava no papel – ou melhor, nas telas do computador – em realidade nas mãos do consumidor.
Neste mais recente lançamento Decortiles, Calu Fontes – como sempre, nesses mais de 10 anos de parceria! – usou e abusou da criatividade e de seu vasto repertório construído em seu ateliê na Vila Madalena, SP, em meio a um acolhedor jardim com direito à bananeira, jaqueira e jabuticabeira. Foi ali, sempre ouvindo uma boa música, que desenvolveu seis séries de revestimentos, entre porcelanato, azulejos artísticos e ladrilhos hidráulicos. Todos com referências trazidas do fundo da alma da artista!
Conheça cada uma das séries Calu Fontes:
Série Matisse

Desde muito cedo, Calu se encantou com o colorido e o desenho fluido do pintor francês Henri Matisse (1869-1954). Inspirada na fase batizada de “pintura com tesoura” – quando o utensílio cortante se tornou um pincel nas mãos do pintor, que delineava de flores a folhas em papéis -, a artista criou esta série de ladrilhos hidráulicos Decortiles. Em grafismos que parecem ter vida e movimento surgiu Calu Mix e Calu Folhas. A primeira traz doze estampas diferentes, com faces misturadas influenciadas por formas e cores de folhas, raios de sol, aves e muita natureza. Já Calu Folhas apresenta uma variação de seis grafismos distintos, predominando o formato das folhagens. A série tem duas opções de cores: Safira, num azul enigmático e luxuoso; e Color, no modelo multicolorido. Ambas com fundo marfim bem claro e medidas de 20×20 cm.
Série Rajastão

Lúdica e com personalidade marcante, Rajastão inspira uma montagem de painel com azulejos artísticos um ao lado do outro. Primeira das séries a ser criada por Calu, também expressa uma paixão da artista: a Índia, que, embora não conheça, já traga referências de seu colorido intenso, tom dourado e tecidos em trabalhos anteriores. Para esta criação Decortiles, Calu mergulhou no clima frenético e barulhento e o silêncio e a espiritualidade das cidades indianas propondo uma conexão entre elementos de estética antagônica que conversam entre si. O conceito gráfico traz uma mistura de dez estampas étnicas, entre mandalas, animais, arabescos, folhas e formas geométricas. As cores são Dark Ouro, Light Ouro, Dark e Cereja e são quatro combinações possíveis com fundo branco ou fundo escuros. O formato é 19x19cm, com acabamentos acetinado e metalizado para as cores Ouro.
Série Sinais

Pare, siga, ande duas casas… Assim, como num jogo, Sinais é a série de ladrilhos hidráulicos composta de linguagens gráficas remetendo a ambientes virtuais. Com formato 20x20cm, são doze padrões com placas de sinalização, ícones, setas, pontos, sinais gráficos, formas geométricas e formas naturais que, parecem, de fato, indicar um caminho. Sob um fundo neutro, próximo à tonalidade camurça, as cores estampadas são Cereja e Carbon. Destaque para Cereja, uma cor fresca e jovial, que se relaciona com diferentes faixas etárias e gêneros, se tornando inclusiva e versátil.
Série Volutas

Buscando inspiração na arquitetura clássica, o azulejo artístico Volutas é representado em ornamentos em espiral, usados em colunas e templos da Grécia antiga. A artista, no entanto, fez uma releitura dessa complexidade gráfica contemplando traços modernos e geométricos. E, além disso, deixou sua marca registrada – pontos e mais pontos! – indicando que, de fato, a obra foi finalizada. São 12 padrões diferentes em formas retas ou arredondadas e muitos pontos, formando um painel que permite diversas composições. As peças têm fundo branco acetinado, estampas Ouro, Dark e Lazúli. Destaque para o Ouro que, com efeito metalizado, chama a atenção sem perder em delicadeza e classe. O formato é 15,5×15,5cm. Acabamento acetinado para Dark e Lazúli; e metalizado, para Ouro.
Série Sol

Os grafismos puros e simples do sol são uma fonte limpa para a criação desta série. Em uma linguagem bem literal, os porcelanatos Sol têm base neutra e paleta composta por Terracota, Carbon, Matcha e Lazúli. Atenção especial para o Lazúli, uma cor intensa de conexão, já que transita entre os mundos físico e digital. Inspirada na rocha lápis-lazúli e pode ser usada como ponto focal em ambientes monocromáticos ou em composição com tons de bege, cinza ou off-white. Orna bem com composições clássicas ou futurísticas com metais, especialmente o Ouro e a Prata. O formato é o novo 20x20cm em porcelanatos e o acabamento é mate. A indicação de uso é para paredes, pisos, fachadas e até piscinas, nas cores individuais ou misturadas.
Série Triângulos

Uma brincadeira com o elemento geométrico. Assim são os azulejos artísticos da série Triângulos. Tem uma linguagem minimalista e conversa perfeitamente com a arquitetura contemporânea. Explora os efeitos das formas geométricas limpas e visualmente puras, que ganham texturas e aplicações especiais, decorando as paredes com delicadeza e criatividade. O conceito gráfico é de uma estampa que se repete, sem variação de faces. A base das peças é o triângulo, que vem em duas propostas de cor, Ouro e Dark. O fundo, em ambas as cores, é marfim bem claro e a versão Ouro traz o dourado metalizado. Os formatos são 28x28cm e 19x19cm e os acabamentos são mate; e metalizado, para a versão Ouro.
Confira o vídeo da série: