28 ▪ MAR ▪ 2024

Afinal, o que é Biofília?

Por que a biofilia é uma tendência em arquitetura?

O conceito de biofilia estreita nossa relação com a natureza e a sua aplicação na arquitetura visa extrair conforto e bem-estar dessa conexão.

O termo tem origem no grego “bios” (vida) e “philia” (amor, afeição ou satisfação), ou seja, refere-se ao “amor pela natureza” ou “amor pelos organismos vivos”.

A biofilia foi utilizada pela primeira vez por Erich Fromm – psicanalista, filósofo humanista e sociólogo alemão – em 1964.

Posteriormente, o termo foi popularizado pelo ecólogo norte-americano Edward O. Wilson, e então ganhou vários contornos científicos e até mesmo filosóficos.

Em todos os campos de estudos, a biofilia é vista como um agente que melhora a qualidade de vida do ser humano, aumentando seu bem-estar mental e emocional, além de oferecer uma sensação de aconchego.

Biofilia e arquitetura: essa junção funciona?

Sampa Cinza EXT 90x90cm

Uma das formas de evitar o estresse é buscar tranquilidade estando próximo à natureza, assim, aplicar o conceito de biofilia na arquitetura e design de interiores surge como uma forte tendência para melhorar nossa qualidade de vida.

É uma solução da arquitetura contemporânea para as necessidades das pessoas que desejam um ambiente com mais tons mais naturais, quebrando um pouco da ambientação urbana e reconhecendo a capacidade da biofilia para criar um ambiente confortável.

Botânica Âmbar EXT 19,7 120cm

Tanto os ambientes internos quanto externos usufruem dos benefícios da arquitetura biofílica de forma direta, indireta ou mesmo simbólica.

Áreas de lazer, por exemplo, contam com cores, texturas e a própria natureza em seu espaço, com árvores e jardins.

Por outro lado, escritórios utilizam cerâmicas em tons naturais, assim com as cores das paredes, além de complementarem o visual com quadros temáticos.   

Ambientes comerciais projetados com elementos da biofilia criam uma indescritível sensação de acolhimento para seus clientes. Já imaginou uma cafeteria com arquitetura biofílica?

Aplicando a biofilia em seu ambiente

Carrara AC 100×100 | Projeto Casa Cor MS: Rafaelle Velasque, Giovanna Cunha, Ana Flavia Freitas | Foto: Rafael Lima

Separamos alguns revestimentos Decortiles para inspirar o seu ambiente biofílico, repleto de tons naturais, que otimizam a harmonia de um lugar especialmente projetado para estimular seu bem-estar físico, emocional e psicológico.

Veja quais são:

A essência da madeira presente em revestimentos que unem a beleza estética inspirada na natureza e a qualidade técnica do porcelanato são encontradas em Botânica.

Em Foz Cinza, os seixos, em seu estado mais bruto e original, trazem um design único e contemporâneo que une pequenas pedras naturais que dão o aspecto principal da peça, trazendo na superfície um cinza que varia entre pontos claros e escuros e que desperta para o toque.

Já em Orla, as paisagens naturais inspiram um estilo de vida mais calmo e desacelerado, e são fonte criativa para espaços naturais e que convidam a natureza.

Orla Agave Mesh MA 10x10cm | Orla Agave EXT 20x20cm | Sampa Off White EXT 90x90cm

Acompanhe as novidades do universo da arquitetura e dos revestimentos Decortiles em nosso blog  www.decortiles.com/blog.

Navegue.
Explore

E encontre o produto para o seu ambiente.

Assista ao vídeo