Integração harmoniosa traz a natureza para fazer parte de todos os espaços

Este espaço, projetado pelo arquiteto Levy Neto, teve como premissa a integração das áreas promovida pela continuidade dos revestimentos e elementos estéticos. As esquadrias e a janela de vidro funcionam como molduras para o jardim, permitindo que a natureza faça parte de todos os espaços.

espaço integrado

Tudo está conectado visualmente, inclusive, os pilares que foram incorporados à bancada da ilha. “Durante a obra, descobrimos dois pilares no meio do ambiente e, ao contrário de tentar camuflá-los, assumimos a estrutura e incorporamos harmonicamente com o projeto de interiores um dos pilares à bancada da ilha, que se tornou um dos pontos altos do projeto”, conta o arquiteto.

porcelanato cais

Com uma base neutra, com tons que caminham do preto ao branco, passando por todos os tons de cinza, os ambientes transmitem sofisticação e sobriedade. O porcelanato Cais foi escolhido para todo o espaço, inclusive, para a parede da tv. Seu design, textura e tom sóbrio, completam o charme urbano do estilo industrial na composição deste ambiente.

home tv

Produto: Cais AC 59×118,2cm
Projeto: @levynetto
Fotos: @camilasantos.fot

Sala de jantar com sofisticação para reunir e receber

Quando pensamos em sala de jantar, logo lembramos de receber e reunir família e amigos para compartilhar bons momentos. Ela é, sem dúvida, um dos espaços mais sociáveis da casa. Por isso, um espaço tão importante assim merece um projeto acolhedor, com elementos sofisticados e convidativos para receber bem.

sala de estar

Os detalhes fazem toda a diferença na hora de compor a sala de jantar perfeita. A escolha das cores, texturas, acabamentos, iluminação e decoração merece toda a atenção para que tudo esteja em harmonia.

Para esta sala de jantar, as arquitetas Bruna Parise Federhen e Gabriela Wietholder da @garbo_arq apostaram nos tons quentes para trazer o aconchego tão desejado.

lastra decortiles

Na parede ao fundo, a lastra da Decortiles inspirada no clássico mármore italiano Calacatta traz sua versatilidade em forma de painel. O formato 120x240cm é perfeito para esse tipo de aplicação, pois confere um visual sem emendas. O design da superfície e o acabamento polido trazem o toque de classe ao espaço.

lareira com porcelanato

As possibilidades criativas com as lastras vão além de piso e parede – os formatos gigantes são perfeitos para porcelanataria. Além do painel, nesse ambiente as arquitetas exploraram a lastra também na lareira, completando a sofisticação.

Créditos:
Produto: Calacatta POL 120x240cm
Projeto: @garbo_arq
Foto: @arturpretto

Processo de criatividade: experiência de vida como inspiração

A vida na sua mais alta complexidade assim como a criatividade, podem ser antagônicas, quando não unidas. Afinal, como pode a rotina trazer criatividade?  Mas, e se olhamos para a criatividade não apenas como algo pertencente à vida, mas a vida como fonte de inspiração? Seja viajando, cozinhando ou apenas sendo feliz, a vida é muito inspiradora.

Na viagem

Já parou para lembrar como nos sentimos em meio a uma viagem? Seja nacional ou internacional, viajar é sinônimo de se encontrar com o novo. Novas cores, novas arquiteturas, novos sabores e aromas. O que muda é o foco de onde decidimos olhar.

A viagem pode ter como objetivo o descanso, mas quem disse que a mente criativa descansa? Aproveite para liberar as ideias e criar mood boards de inspiração, sejam eles mentais ou fotográficos. Em uma viagem cada detalhe pode ser inspirador. 

Em meio ao caos

Quando um dia não está bom, algo dá errado, quando todos brigam, o que podemos criar para que tal situação seja resolvida? Somos feitos de soluções quando algo nos coloca em desconforto. O que mudaria, o que faria diferente?

A vida é feita de altos e baixos e quem disse que não dá pra criar quando se está no baixo? Grandes artistas e pintores, como Picasso e Frida Khalo em meio aos seus dias mais cinzas, criaram obras que até hoje impactam e levam a história para o mundo.

Olhar para o caos externo pode ser mais simples do que olhar para o caos interno. Mas se sabemos conviver e resolver o caos, porque não projetar com ele e para ele?

Apesar de tudo. Nunca se obrigue a ser produtivo em um mau dia. Somos seres humanos e vale sempre lembrar que o repouso e o silêncio também são partes essenciais de um bom processo criativo.

Quando algo falta

Quando na cozinha não tem um acessório para cozinhar, quando falta um ingrediente para fazer a comida, quando falta uma peça de roupa no armário para compor o look, quando falta um mobiliário em um cômodo, quando falta material para executar o projeto, o que fazemos? CRIAMOS e IMPROVISAMOS! É na percepção da ausência que nasce a mais inesperada criatividade.

Ao invés de se irritar e desistir, que tal anotar e questionar? De uma grande situação rotineira, às vezes intrigante e irritante, pode surgir uma grande solução projeto. 

Na alegria tem

Às vezes em um dia feliz, não queremos mais nada a não ser ser feliz! Mas e se pararmos para pensar, nas coisas que estão compondo essa felicidade?

Seja no processo emocional que envolve a escolha e interação com as coisas e pessoas, ou no formato, cor e texturas dos objetos ou ambientes, a nossa alegria pode estar totalmente relacionada a soluções que levam a felicidade.

E quer propósito melhor do que projetar para ser feliz?

A vida pode ser difícil às vezes, mas sempre nos trará opções. Cabe a nós decidir olhar com atenção e carinho para cada detalhe, emergindo nessas opções criativas e cheias de novas soluções para poder projetar criativamente. Dessa forma a vida em si, pode ser fonte inesgotável de inspiração.

Forte: Connectharch, o programa de relacionamento da Decortiles

REVESTIMENTOS PARA A PISCINA: COMO ESCOLHER O IDEAL?

Conheça os porcelanatos mais indicados para este espaço

Peça fundamental na composição de oásis particulares, as piscinas costumam ser o centro das atenções das áreas de lazer. Perfeitas para a prática de esportes ou mesmo para momentos de diversão e de relaxamento, elas também exigem diversos cuidados desde o planejamento – e ele costuma começar no inverno para que no verão esteja tudo pronto. Uma das principais dúvidas de quem está construindo ou reformando é a escolha dos revestimentos que podem ser aplicados neste ambiente.

Afinal, é preciso cuidado redobrado para não cair no erro de pisos escorregadios no entorno da piscina ou mesmo a utilização de revestimentos que demandem muito tempo na manutenção e limpeza da parte interna. Separamos abaixo algumas sugestões de porcelanatos indicados para revestir piscinas que podem servir de inspiração para quem está prestes a desenvolver seu próprio paraíso. Confira!

Foz

O porcelanato Foz leva o nome que simboliza o ponto de desaguamento de um rio, tudo a ver com esse ambiente, principalmente porque o cinza com elementos gráficos orna bem com o verde, uma referência à vegetação que contorna as paisagens. Os revestimentos em formatos 120x120cm, 59×118,2cm e 29,8x120cm evocam o aspecto terapêutico dos seixos e, com um toque contemporâneo, fugindo dos pequenos formatos, colocam a natureza de forma sutil nos mais variados ambientes, tornando-se ideal, em características e essência, para aplicações em piscinas.

Piscina revestida com porcelanato Foz Cinza AC 120x120cm e borda Foz Cinza EXT 40x120cm

Mosaico cerâmico Atol

O mosaico cerâmico Atol é inspirado pela diversidade de cores e texturas da reserva biológica Atol das Rocas, um berçário de muitas espécies em mares brasileiros, sendo ideal para aplicação em paredes internas de piscinas. Azuis e verdes se misturam a corais e recifes, formando uma paisagem exótica e um paraíso em mar aberto. Nos mosaicos Atol, eles ganham uma textura mate, que remete às conchas marinhas. Um toque fosco, mas muito delicado.

O porcelanato Atol Turquesa Ma 15x15cm é o destaque da área interna desta piscina, que leva na borda o revestimento Hard Reta Fendi 50x50cm

Marrakesh

A antiga cidade imperial Marrakesh abriga uma paleta de cores e texturas exuberantes, por isso mesmo, ela dá nome à linha da Decortiles que é inspirada nas construções de tons terrosos, no azul vibrante que orna o Jardim Majorelle, ou mesmo na matéria crua das ruínas dos antigos palácios. Aqui, o porcelanato Marrakesh Green, inspirado em um dos principais pontos turísticos do Marrocos, foi escolhido para revestir a piscina.

O porcelanato Marrakesh Green BR 15,5×15,5cm dá o tom esverdeado à piscina e faz uma bela combinação com o porcelanato amadeirado Atlântica Canela EXT 30x60cm presente no entorno e na borda.

Al Mare

Outra opção para aplicação em piscinas é a linha Al Mare, que remete às paisagens deslumbrantes do litoral italiano. O design, inspirado nas famosas listras azuis dos marinheiros, transmite o caloroso clima da região e é um verdadeiro convite ao relaxamento pelas águas do Mediterrâneo. Os diferentes padrões dos azulejos, que medem 19x19cm, podem dar origem a paginações únicas de acordo com a disposição dos revestimentos.

Piscina revestida com azulejos Al Mare Piscina B AC 19x19cm ( Fotos: Evelyn Müller)

Total white! Atemporal, tendência monocromática traz modernidade e amplitude

Atemporal, a tendência que aposta em uma única cor garante uma atmosfera moderna aos ambientes

Branco sobre branco! Essa tendência propõe apenas uma tonalidade todos os elementos do #décor, oferecendo um mood moderno ao espaço. O segredo para uma decoração neste estilo é apostar nas sobreposições de texturas e nuances de cor, indo do Off White ao cinza claro por exemplo.

O uso do branco na decoração remete aos países nórdicos, onde o estilo escandinavo se popularizou com ambientes minimalistas em todo o mundo. A decoração monocromática tem o efeito óptico de ampliar os espaços, além de trazer leveza e tranquilidade.

De cozinhas a quartos, o branco pode estar presente em todos os espaços e trazer a modernidade tão desejada. Para se inspirar no estilo Total White, confira a seleção de ambientes com produtos Decortiles e solte a criatividade!

Produto: Carrara AC 120x120cm
Foto: Evelyn Muller
Produto: Puro Branco 15 PO 80x160cm
Produto: Puro Branco 15 PO 80x160cm
Produto: Florence 12 POL 162x324cm
Produto: Natural Branco BR 7,5×15,5cm
Produto: Patch Ópera Branco BR 10x40cm