10 ▪ ABR ▪ 2018

Decortiles entrevista Irmãos Campana

O fascínio pelo espaço acompanha o designer Fernando Campana desde sua infância.

Quando garoto, ele sonhava em ser astronauta e passava longos momentos deitado na grama observando o céu da cidade de Brotas.

O cinema e o noticiário aguçavam ainda mais a curiosidade pelo universo, já que o mundo seguia atento à ambiciosa corrida espacial. Estas memórias foram materializadas por ele e pelo irmão Humberto na Coleção Órbita, em uma parceria inédita do Estudio Campana para a Decortiles.

universo campana

Confira nosso bate-papo com a dupla para a revista D Tile:

D Tile: Vocês são considerados os designers brasileiros com maior destaque da atualidade. Como vocês se veem neste contexto?

Fernando + Humberto: Nós nos orgulhamos de nossa origem brasileira e de todo nosso patrimônio e queremos contar a história de nosso país através da arte aplicada.

D Tile: Como vocês analisam a trajetória de vocês? O que mudou desde o início?

Humberto: Dependendo das exigências do projeto, nós trabalhamos em turnos. Para mim, o trabalho é uma tentativa de organização mental. Para Fernando, trabalho é lazer. Eu sou mais intuitivo enquanto Fernando é mais racional. Fernando traz uma certa organização prática para o trabalho. Ele controla o meu caos.

Fernando: Desde o início a ideia se mantém a mesma. Nós ainda possuímos um pequeno estúdio em São Paulo, com uma equipe de 12 pessoas. Continuamos com o mesmo processo de criação de protótipos e trabalhamos com artesãos para resgatar as tradições populares. Queremos ter a possibilidade de acompanhar a produção de perto. A única coisa que mudou é que agora nós também atingimos a produção em massa através dos nossos parceiros e temos mais contato com arquitetura, design de interiores e paisagismo.

D Tile: Vocês têm papeis bem definidos no processo criativo? Como é a dinâmica de trabalho a quatro mãos?

Humberto: Dependendo das exigências do projeto, nós trabalhamos em turnos. Para mim, o trabalho é uma tentativa de organização mental. Para Fernando, trabalho é lazer. Eu sou mais intuitivo enquanto Fernando é mais racional. Fernando traz uma certa organização prática para o trabalho. Ele controla o meu caos.

D Tile: Como foi o processo de criação da coleção Órbita?

Humberto: Foi um projeto bem desafiador que durou quase um ano. Cada passo foi bem pensado. Tivemos algumas visitas dos técnicos da Decortiles em nosso estúdio para alinharmos textura, cor, brilho para chegarmos nesse resultado.

D Tile: E a escolha do tema?

Fernando: Sempre gostei de planetas. Em Brotas, cidade onde nos criamos, ficava deitado na grama vendo o céu, as estrelas cadentes. Na época, havia grande expectativa da conquista do espaço e acompanhávamos os lançamentos da missão Apollo. Assisti à muita ficção científica quando era pequeno. Meu pai me levou para ver ‘2001 – Uma Odisseia no Espaço’. Aqueles cenários e roupas me encantaram. Queria ser astronauta. Essa memória aparece na coleção.

coleção órbita decortiles

D Tile: E depois de pronto, qual a opinião sobre o resultado?

Humberto: O resultado ficou lúdico. Ele tem bem o gestual do desenho inicial proposto pelo Fernando e ao mesmo tempo toda expertise de cores da Decortiles. Ele pode se abrir a um universo de sentido real.

Fernando: Eu acho legal cada um ter uma textura diferente. Até isso foi obtido para um efeito antimonotonia visual dentro de uma casa. A mágica do ladrilho, do azulejo, que já vem da tradição portuguesa e holandesa, reside na forma que você pode encaixar também. Isso se expandiu até Athos Bulcão, Burle Marx, onde o perímetro de um ladrilho ao lado do outro cria uma nova dimensão, uma outra leitura do conjunto. Outro dado importante foi fazer um elemento de revestimento escuro, ter uma cor que feche mais. E, para dar luminosidade, colocamos os planetas dourados.

D Tile: Em quais ambientes vocês enxergam estas peças sendo utilizadas?

Fernando + Humberto: Qualquer ambiente que permita a imersão, como os interiores de hotéis, onde as pessoas gostam de sonhar mais.

D Tile: Como vocês veem esta relação entre arte e design? O único versus a produção em série?

Fernando + Humberto: Hoje em dia, para nós, as fronteiras entre disciplinas desapareceram. Em termos de criação, vemos pouca diferença entre o designer e o artista. Ambos são pesquisadores e testemunhas de seu tempo. O que importa é ser livre para criar sem rótulos. A liberdade de cruzar disciplinas e a capacidade de criar conexões e hibridismos, sem limites.

D Tile: Como vocês veem o futuro da dupla Campana?

Fernando + Humberto: O nosso futuro é o Instituto Campana. O futuro precisa ser dedicado ao futuro e ao desenvolvimento das próximas gerações.

Saiba mais sobre a Coleção Órbita criada pelos Irmãos Campana para a Decortiles aqui.

Navegue.
Explore

E encontre o produto para o seu ambiente.

Assista ao vídeo