11 ▪ AGO ▪ 2021

Connectarch Summit 2021: confira os destaques do primeiro dia

A 2ª edição do Connectarch Summit, maior evento digital de arquitetura e design, começou nesta terça-feira (10) reunindo grandes referências da arquitetura, design, comportamento, inovação, criatividade e outros temas ligados à atualidade.

summit

Os arquitetos Sarkis Semerdjian e Fernando Forte; o estilista Ronaldo Fraga e o futurista Peter Kronstrøm estiveram no palco no primeiro dia de evento, falando sobre o tema “Mentes Criativas”, com comentários de Pedro Ariel, curador da CasaCor. 

Processos criativos

A primeira palestra do dia foi comandada por Sarkis Semerdjian, do escritório Pascali Semerdjian Arquitetura. Com o tema “Processos”, Sarkis mostrou que cada etapa da criação ocorre de uma maneira diferente, porque todas são muito particulares especialmente pela situação em que é vivenciada. “Tem momentos em que você cria sob pressão, outros em que você cria sem pressão, com ócio, na praia, com obsessão, com paixão e o resultado é diferente. Então, meu ponto é que temos esses ingredientes, que são comparados aos de uma receita, só que na gastronomia costumamos saber qual será o resultado final, na arquitetura, não. Neste caso, os ingredientes são todas as nossas referências, e cada vez que você mistura, sai uma coisa diferente”.

Estudos futuros

A segunda palestra da noite ficou a cargo do futurista Peter Kronstrøm, dinamarquês de nascimento e brasileiro de coração, fundador da Future Lounge e Head do Copenhagen Institute for Futures Studies Latin America, que abordou o tema: “Future Connect – Transformações Contínuas – Estudos futuros”. De acordo com Kronstrøm, “o futuro sempre pode ser muito mais maluco do que possamos imaginar”, por isso, os estudos futuros servem para nos ajudar a tomar atitudes inovadoras hoje. “O futuro não existe, ele é uma série de possibilidade infinitas, mas, ele também tem sempre boas notícias. É claro que tem muitas coisas injustas, coisas que não estão dando certo, mas a possiblidade de conseguir realizar sonhos nunca foi tão grande como é hoje. Nós vivemos um movimento de criações para a liberdade do indivíduo, com novas soluções para a casa, para a humanidade. Nós, passamos 75% do nosso tempo pensando no futuro, então, eu sempre digo que estudar o futuro é da natureza humana e os arquitetos têm um papel fundamental neste sentido, porque eles pensam o futuro a longo prazo. A arquitetura está criando o futuro e os profissionais desta área têm que abraçar essa questão da libertação do indivíduo”. 

Gentileza urbana

A terceira palestra do Connectarch Summit 2021 foi “Arquitetura Plural” com Fernando Forte, do escritório FGMF Arquitetura. O arquiteto mostrou que a arquitetura é intimamente ligada à vida e às atividades das pessoas e que, portanto, em sua vida profissional, ele tenta levar um pouco de gentileza urbana à cidade, alargando as calçadas, por exemplo, como no caso do projeto da Japan House.

Para Forte, a gentileza urbana é algo que precisa estar na pauta da sociedade. “A solução não é se fechar atrás de arames e grades”, é preciso raciocínio arquitetônico para a reutilização de uma ideia que crie espaços bem aproveitados. “A arquitetura é algo que permeia a vida de todas as pessoas, a questão do digital também, a questão do estilo, da futurologia e por aí vai.”

Design, moda e arquitetura 

A última palestra da noite foi com o estilista Ronaldo Fraga, que abordou “O design de moda como crônica de um país”, enaltecendo a contribuição de Lina Bo Bardi para a arquitetura e o design brasileiro, principalmente com a criação da primeira escola de moda no MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand). Outra grande referência que guiou a apresentação do estilista foi Mário de Andrade. Ronaldo conta que o livro “O turista Aprendiz”, no qual o escritor faz um relato de suas aventuras de viagem desbravando os rincões do Brasil, o influenciou de tal forma que ele se propôs a seguir o estilo de vida do poeta para poder viajar pelo país.
Pensei em fazer turismo, mas caí na moda e foi na moda que eu procurei e procuro até hoje seguir os passos de Mário de Andrade. E é na moda que eu tento enxergar este grande mosaico de várias faces que é este país. Foi neste lugar também que entendi onde aquilo pulsava, entendi o que é o Brasil, desenvolvi trabalhos com influências etnográficas e mergulhei na literatura”, conta Fraga.

Mais experiências

Nesta quarta-feira (11), o tema do segundo dia de Connectarch Summit 2021 é “Futuros Possíveis”, com a participação do astrofísico Luiz Alberto Oliveira, com o tema: Futuros incertos, possíveis, desejáveis, às 17h. Logo em seguida, será a vez do painel de Andrea Bisker e Daniela Klaiman com a palestra “Future in Motion”. Às 19h, Lisiane Lemos, Forbes Under 30 faz a sua apresentação. E a última atração da noite, às 20h, será a palestra do famoso designer israelense Dror, com o tema “The future of ecological harmony”. 

As transmissões on-line serão através da plataforma www.connectarch.com.br para Brasil e América Latina e contarão com recursos de acessibilidade como audiodescrição para cegos e pessoas com baixa visão e tradução simultânea em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), além de opções de áudio em idioma nativo e tradução simultânea para português e espanhol.

Ainda dá tempo de participar, cadastre-se aqui e faça parte desse movimento.

Confira o vídeo com os melhores momentos do Connectarch Summit:

Navegue.
Explore

E encontre o produto para o seu ambiente.

Assista ao vídeo